Com a participação de profissionais das microrregiões de saúde de Bocaiúva, Montes Claros, Coração de Jesus e de Francisco Sá/Capitão Enéas, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros encerrou quinta-feira, 1º de dezembro, o primeiro módulo de curso de qualificação de profissionais de saúde para o controle das arboviroses. A iniciativa está sendo conduzida pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e de Saúde, e será retomada em maio de 2023, depois do término do período epidêmico das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

A referência técnica em vigilância em saúde da SRS, Valdemar Rodrigues dos Anjos explica que “o objetivo do curso é qualificar o trabalho implementado pelos municípios, visando obter maior eficiência no controle e eliminação de focos do Aedes aegypti”, transmissor de dengue, febre chikungunya, zika vírus e da febre amarela.

Créditos: Cássia Morais

Com atividades implementadas a partir da segunda quinzena de outubro, contemplando todas as microrregiões de saúde, a SRS cumpriu a meta de iniciar a capacitação de supervisores atuantes nos 54 municípios que compõem a sua área de atuação. Até o final de dezembro, a meta da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) é de que sejam capacitados, pelo menos, 50% dos profissionais atuantes em 853 municípios.

Valdemar Rodrigues entende que a realização do curso nesta época do ano se torna importante em virtude da vigência do período das chuvas no Norte de Minas. “Até março ocorre o período de aumento da proliferação do Aedes aegypti e, consequentemente, das doenças transmitidas pelo mosquito. Com isso, por meio do curso de qualificação temos a perspectiva de obtermos melhores respostas na eficiência dos municípios no controle do principal vetor de transmissão das arboviroses”, completa a referência técnica.

O curso será ministrado em três módulos, cada um com 18 horas aulas teóricas e práticas. Além de Valdemar Rodrigues as atividades estão sendo conduzidas pelas referências técnicas da Superintendência Regional de Saúde, Cássia Nely Morais, Ildenir Meireles e Jair Santos Gonçalves. Entre outros temas, o curso aborda questões relativas às dificuldades das atividades executadas pelos agentes de controle de endemias e possibilidades de soluções; epidemiologia básica de campo; monitoramento e avaliação de indicadores para o enfrentamento das arboviroses.

Por Pedro Ricardo