Foi realizado, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, o primeiro monitoramento de coberturas vacinais nos 24 municípios que compõem a área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas. O monitoramento é referente aos meses de maio, junho e julho a partir do plano de ação elaborado em abril pelos municípios.

Os indicadores são direcionados para a melhora das coberturas vacinais das crianças em seus territórios e foram elaborados após a oficina do projeto da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e Universidade Federal de Mina Gerais (UFMG) - “Estratégias para o aumento da cobertura vacinal em crianças menores de dois anos no estado de Minas Gerais: uma pesquisa-ação”.

Foram analisadas nesta etapa o impacto das capacitações, supervisões em salas de vacina, vacinação extramuros, atualização do cartão de vacinas, busca ativa pelos agentes comunitários de saúde, alcance de meta de coberturas vacinais para menores de um ano, alcance de meta de coberturas vacinais para menores de dois anos e reuniões de equipe nos municípios.

Créditos: Thayane Viana

Segundo a coordenadora de vigilância em saúde da SRS Alfenas, Silnes Helena Diogo Marçal, durante o monitoramento os municípios têm a oportunidade de trocar experiências, “tem sido um momento muito rico porque eles puderam expor as suas dúvidas e fragilidades às técnicas do nível central e UFMG. Assim a equipe técnica faz orientações, relatos de experiências e soluções que estão acontecendo em outras regiões do estado”, explica. A partir de agora, a Regional de Saúde de Alfenas irá iniciar o segundo trimestre de ações do projeto, que também será monitorado posteriormente.
As coberturas vacinais tecnicamente são consideradas baixas quando estão abaixo da meta de cobertura vacinal estipulada pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) para cada público-alvo. Neste projeto estão sendo avaliadas as aplicações de imunobiológicos para menores de dois anos, como: Tríplice Viral, Meningocócica C, Pneumocócica 10, Poliomielite (VOP), DTP, Varicela, Hepatite A, dentre outros.

As vacinas estão disponíveis gratuitamente em todos os municípios em centros de vacinação ou salas de vacina nas unidades básicas de saúde. A caderneta da criança, entregue aos responsáveis no nascimento, traz as indicações de quais doses são necessárias em cada faixa etária.

Sobre o monitoramento

O monitoramento e avaliação das ações é realizado pelos Grupos de Análise e Monitoramento da Vacinação (Gamov Nível Central e Regionais), para verificar o impacto do plano de ação nos indicadores de cobertura vacinal das crianças menores de dois anos. Participaram do monitoramento, com os municípios: pela UFMG, a professora do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública Sheila Aparecida Ferreira Lachtim; pela Superintendência de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Adriana Coelho Soares e Júlia Perdigão de Melo Couto; pela Coordenação de Atenção Primária da SES-MG, Kátia Pereira. Pela SRS Alfenas, participaram a coordenadora de Vigilância em Saúde, Silnes Helena Diogo Marçal; a coordenadora de Epidemiologia, Erika Westin; a referência técnica da Atenção Primária à Saúde e Vigilância em Saúde Fausta Grazielle Ferreira e a técnica de gestão da saúde Maria Márcia Oliveira Quintino.

A pesquisa de investigação-ação está sendo desenvolvida pela SES-MG em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em todo o estado. O objetivo é elaborar estratégias para o aumento da cobertura vacinal em crianças menores de dois anos de vida no estado de Minas Gerais. Ao todo os municípios farão cinco monitoramentos, de periodicidade trimestral e ao final será possível mensurar dados da cobertura vacinal.

Por Thayane Viana