No dia 30 de novembro foi realizado, em Diamantina, o I Seminário Regional de Governança do SUS – “Políticas Públicas de Promoção à Saúde e seus desafios”. O evento foi promovido pela Superintendência Regional de Saúde de Diamantina e contou com 96 participantes, entre eles gestores de saúde dos 34 municípios da área de abrangência da regional, além de técnicos, professores e estudantes.

A mesa de abertura foi composta pela superintendente da regional de saúde de Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz; representando o prefeito de Diamantina, o secretário municipal de saúde, Wallison Silva Gonçalves; a presidente do conselho de secretarias municipais de saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), Cassilda Duarte Magalhães Bernardo; representado o Nível Central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Ana Júlia Andrade e a assessora de governança regional (AGR) da SRS Diamantina, Fabiana Rossi Hamacek Aguilar.

Créditos: Ricardo Maciel

Os Seminários Regionais de Governança têm ocorrido nas 28 unidades regionais de saúde vinculadas à SES-MG, com o objetivo de promover o alinhamento, entre gestores municipais, da regionalização às necessidades da população, além de oferecer capacitação com foco no aprimoramento das instâncias de governança do SUS nos territórios.

Na ocasião, foram abordados quatro temas: uso dos recursos do SUS repassados pelo Estado, ministrado pelo assessor contábil do Cosems-MG, Reinaldo Castro; histórico e relevância dos consórcios no território de Minas Gerais, apresentado pela diretora de Articulação de Consórcio Interfederativos da Subsecretaria de Gestão Regional da SES-MG, Ana Júlia Andrade; promoção à saúde e formação médica voltada à saúde pública, temas abordados pelos professores da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Angelina do Carmo Lessa e Alex Sander Dias Machado, respectivamente.

“Procuramos construir uma programação bem prática, levando em consideração as necessidades e objetivos da região, com foco na governança. Além disso, buscamos a promoção e fortalecimento dos laços entre a UFVJM e os municípios, por meio dos gestores, para termos uma gestão cooperativa. Gostaria de agradecer aos servidores da Regional de Diamantina pela organização do evento; à Prefeitura de Diamantina pelo apoio; aos gestores e público presente; aos nossos palestrantes e, em especial, agradeço à Banda de Música da 3º BPM MG, e aos grupos musicais Teen Sax e Iukerê, do Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita, que abrilhantaram o nosso evento”, destacou Cleya.

Por Ricardo Maciel