A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, por meio da Assessoria de Governança Regional e Direção, realizou no dia 30 de novembro, palestra para marcar o Novembro Azul entre os servidores do sexo masculino.

O evento contou com a participação do médico, Eualdo Fernandes da Silva Junior, que ministrou a palestra sobre a saúde dos homens, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata,além de coordenar um bate-papo sobre o assunto.

Durante o evento, também houve o depoimento de um servidor que passou pela doença e encontra-se em estágio de remissão.

O Coordenador da Vigilância em Saúde da GRS Januária, Antônio Hermes, afirmou que “o depoimento de quem sentiu na pele a doença trouxe a realidade para bem perto dos participantes, incentivando ainda mais o cuidado diário dos homens presentes, evitando protelar os exames.”

Foto: GRS Januária

A referência do agravo de sífilis, Iara Gomes, palestrou sobre a importância da prevenção, com o uso da camisinha.

Iara informou também que a sífilis é uma doença sexualmente transmissível e de diagnóstico precoce, tendo disponíveis nas unidades de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) os testes rápidos, devendo a população ativa ficar atenta e, assim, evitar a transmissão vertical da mãe para o bebê.

Na oportunidade, Iara, distribuiu as camisinhas e solicitou que todos sejam replicadores das informações para que, juntos, ajudem a combater e diminuir os casos de sífilis no Brasil.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é considerado de terceira idade, já que ¾ dos casos ocorrem a partir dos 65 anos e o risco pode ser maior em quem tem histórico familiar da doença.

Alguns sintomas podem mostrar alterações do sistema reprodutor, principalmente na próstata. São eles:

• Dificuldade para urinar

• Necessidade de urinar mais vezes (principalmente à noite)

• Urgência para urinar

• Dificuldade para iniciar ou parar o fluxo urinário

• Jato urinário fraco, reduzido ou interrompido

• Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga

Por Giuliana Dias

Enviar para impressão