A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu realizou, na terça-feira, 29 de novembro, o I Seminário de Governança Regional. O tema foi a governança da Rede de Urgência e Emergência (RUE) na região, e contou com a participação dos municípios da microrregião de Saúde de Manhuaçu e microrregião de Saúde de Carangola, Ministério Público, representantes de instituições hospitalares, entre outros. O evento aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores, em Manhuaçu.

Na fala de abertura do evento, o superintende regional de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda, destacou que, desde a implantação da Rede de Urgência e Emergência, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) vem discutindo avanços junto aos municípios do território e após 3 meses de funcionamento da rede, o momento é oportuno para debater a governança desse importante serviço. “O seminário possibilita novas ideias, novos questionamentos e novas perspectivas para os participantes”, disse o superintendente. “A Governança nos possibilita construir estratégias, formar lideranças e estabelecer mecanismos de controle. É por meio da Governança que conseguimos identificar e avaliar os riscos, ter mais transparência nas tomadas de decisão, amenizar conflitos e promover os ajustes necessários”, afirmou Juliano.

O promotor de Justiça, Reinaldo Pinto Lara, da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Manhuaçu, destacou o relevante trabalho da SRS Manhuaçu no processo de implantação da RUE. “O tema Governança na RUE nos faz sair da esfera da administração e adentrar a gestão das políticas públicas de saúde”, disse o promotor. “Precisamos falar da Governança dentro do seu conceito de rede, priorizando o relacionamento entre gestores de todos os níveis”, concluiu.

Alunos da APAE Manhuaçu abrilhantaram o evento com apresentação cultural - Foto: Antonio Rodrigues

O superintendente de desenvolvimento, cooperação e articulação regional da SES-MG, Ricardo Assis Alves Dutra, lembrou que foram dois anos só discutindo doença. “Agora é hora de falarmos de saúde. Estamos em fase de discussão e consolidação do Plano de Desenvolvimento Regional (PDR) e está em pauta a resolubilidade da média e alta complexidade hospitalar das macrorregiões de Saúde”, disse Ricardo.

Governança

O Sistema de governança organizacional das secretarias de saúde reflete a maneira como diversos atores se organizam, interagem e procedem para obter a boa governança do SUS (Sistema Único de Saúde) nas esferas estadual e municipal, envolvendo as estruturas administrativas (instâncias), os processos de trabalho, os instrumentos (ferramentas, documentos), o fluxo de informações e o comportamento de pessoas envolvidas direta ou indiretamente, na avaliação, no direcionamento e no monitoramento da secretaria.

“O evento visa compartilhar conhecimento, coordenar trabalhos, incentivar momentos de discussão e participação. O seminário foi desenvolvido a partir da apresentação de temas que envolvem a Governança no âmbito regional com intuito de fortalecer o território e, consequentemente, a governança das redes de atenção a saúde”, pontuou Marcos Alexandre de Faria Moreira, Assessor de Governança da SRS Manhuaçu.

Por Antonio Rodrigues

Enviar para impressão