A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) Campus Varginha foi sede, na sexta-feira, 25 de novembro, do Seminário de Governança Regional promovido pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha. Para a ocasião, foram convidados gestores municipais de Saúde dos 50 municípios que compõem a área de abrangência da Regional, além de profissionais dos municípios que trabalham na Atenção Primária à Saúde e na Investigação do Óbito Materno Infantil, e membros dos comitês de Prevenção dos Óbitos Materno, Infantil e Fetal.

Voltado para a Rede de Atenção Materno Infantil, o Seminário foi aberto pela superintendente regional de saúde de Varginha, Regina Paula Ferreira Pinto Siqueira. O evento contou com palestrantes  que abordaram temas de grande relevância para os presentes. Um exemplo foi a apresentação realizada pela presidente do Comitê Estadual de Prevenção à Mortalidade Materna, Infantil e Fetal de Minas Gerais, Regina Amélia Lopes de Aguiar, que discorreu sobre o Plano Mineiro de Enfrentamento da Mortalidade Materno Infantil.

Darlan Venâncio Tomáz Pereira e Ricardo Assis Alves Dutra, respectivamente subsecretário de Gestão Regional  e superintendente de Desenvolvimento, Cooperação e Articulação Regional da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), estiveram presentes e destacaram a importância da participação dos gestores nas instâncias de deliberação. Ricardo, em sua palestra sobre Governança em Saúde, abordou os termos governança e gestão, frisando a importância de se ter processos de trabalho definidos e indicadores estabelecidos para o alcance de metas.

Foto: Thayane Viana

Eunice Olímpio, coordenadora da Assessoria de Governança da SRS Varginha, conceituou a importância do Seminário para que se reforce o entendimento acerca da Governança. “Conhecer os processos de trabalho e no que eles impactam é fundamental para que possamos ter êxito nas nossas ações, pois muitas vezes não conhecemos a fundo nosso papel e tudo o que ele envolve, e isso é premissa básica para que se possa encontrar soluções de fato efetivas, no caso, para a Saúde Pública”, ressaltou.

O evento contou também com as falas da Referência em Vigilância de Óbitos maternos, infantis e fetais, da SES-MG, Lívia Maria Gomes Lopes, e da Presidente do COSEMS-Regional Varginha, Rafaela Gama Reis Marques.

Por Tânia Corrêa