O projeto #AcreditaFhemig alcançou a vice-liderança na primeira edição do prêmio do Festival da Qualidade e Inovação (FestQuali), realizado no início do mês em Curitiba, com a soma dos pontos obtidos na avaliação da comissão científica, defesa e votação popular.

Responsável pela apresentação do projeto, a enfermeira e coordenadora do Núcleo de Qualidade da Fhemig, Izabella Bini, conta que o incentivo do festival aos profissionais da qualidade e às experiências no setor motivou a inscrição da Fhemig. Segundo ela, participar do FestQuali permitiu ao projeto ser avaliado por outros olhares e também ser divulgado, a fim de estabelecer parcerias.

“Recebemos com muita satisfação o resultado. Nos certificamos que estamos no caminho certo e que o projeto tem grande potencial. Além disso, ampliamos sua divulgação uma vez que, agora, ele está nas plataformas do FestQuali, o que pode contribuir para sua execução. Também fizemos alguns contatos de possíveis parcerias, que já estão se desdobrando em conversas e reuniões”, afirma.

Cultura da qualidade

Para unir a oportunidade da acreditação à necessidade de resoluções rápidas e assertivas na gestão pública, foi criado o projeto #AcreditaFhemig. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Qualidade, a escolha pela acreditação valida os esforços da Rede Fhemig, ao longo dos anos, para alcançar uma gestão mais eficiente e reforça o compromisso de estabelecer a cultura da qualidade, no médio e longo prazos. Confirma, também, o empenho para a melhoria contínua, e de forma integral, dos processos da instituição. 

“A possibilidade de parceria com entidades sem fins lucrativos é uma opção potencialmente favorável à operacionalização das políticas, com autonomia e flexibilidade na atuação estatal, e foco em mais eficiência na prestação dos serviços”, ressalta.

Izabella esclarece que a Fhemig vai realizar as adequações que forem necessárias à celebração do contrato de parceria, para que suas unidades sejam acreditadas, de modo a fortalecer seu compromisso com a assistência ao cidadão-paciente, “que é a razão de sua existência”, pontua.

Segurança e confiabilidade

Gestão da Qualidade é um conjunto de estratégias e ações adotadas, de forma coordenada e sistematizada, para melhorar, continuamente, os produtos e processos das instituições. Tem como fundamento a padronização, o monitoramento, a melhoria contínua e a satisfação do cliente.

“Quando pensamos no setor da saúde, é importante lembrar que estamos lidando com o que temos de mais precioso: a vida. Por isso, a Fhemig tem buscado implantar práticas de sucesso, experimentadas por entes públicos e pela iniciativa privada, com o objetivo de garantir um atendimento sistematizado, seguro e eficiente à população”, reforça Izabella. 

A literatura especializada e as boas práticas mostram que a gestão da  qualidade leva ao amadurecimento assistencial e administrativo, e confere mais segurança e confiabilidade aos processos, com melhor gerenciamento dos riscos e busca de soluções de contingenciamento, com impacto direto na assistência prestada ao paciente.

Práticas inovadoras

O Núcleo de Qualidade, desde sua criação em 2020, e mesmo antes, como Serviço de Acreditação, monitora o que há de novo no mercado da saúde, visando trazer para a Fhemig práticas inovadoras para aprimorar o desempenho institucional.   

A acreditação busca, por meio de padrões e requisitos definidos previamente, promover a qualidade e a segurança da assistência. As ações do #AcreditaFhemig visam, ainda, melhorar as condições de trabalho dos servidores e o atendimento à população. 

O projeto requer um modelo de gestão para resultados, focado na eficiência e nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Daí a importância de parcerias com entidades sem fins lucrativos para obter e manter a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) pelas unidades assistenciais integrantes do projeto.

FestQuali

O FestQuali busca promover e disseminar as melhores práticas, além de auxiliar e impulsionar os profissionais da qualidade. Atualmente, é o maior movimento de incentivo à qualidade no Brasil.

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu, em 1990, a segunda quinta-feira do mês de novembro, como “Dia Mundial da Qualidade”. 

Promovida pelo Chartered Quality Institute (CQI) – órgão profissional do Reino Unido para especialistas na melhoria da qualidade do produto, projeto e serviço – a data tem o objetivo de destacar a importância da qualidade para a produtividade e a competitividade das instituições, como também para o desenvolvimento das pessoas e dos países.

 

Por Alexandra Marques