Após quinze dias de ações intensificadas de combate à dengue no município de Douradoquara, localizado no Triângulo Mineiro, houve uma redução significativa dos casos prováveis registrados no início de novembro de 2022 com relação ao mês anterior. 

Ação na escola em Douradoquara / Divulgação - SMS Douradoquara

Em outubro, Douradoquara apresentou aumento das notificações dos casos de dengue e o cenário deixou a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em alerta, já que ainda não estamos no período de sazonalidade da doença. Monitorando de perto, a SES-MG tem promovido e incentivado ações intersetoriais com o objetivo de evitar o agravamento da situação na cidade.  

A referência técnica em arboviroses da Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia, Jéssica Cristina da Silva, relatou como foi desenvolvido o trabalho estadual junto ao município e comunidade. 

“A taxa de incidência dos casos prováveis de dengue são monitoradas semanalmente nos 18 municípios da região. Assim que observamos um aumento das notificações da doença em Douradoquara, o supervisor de campo da regional esteve no município para identificar os pontos críticos, e em seguida convidamos a equipe municipal da saúde para participar da reunião do Comitê Regional de Enfrentamento das Arboviroses”, comenta a técnica.

A técnica regional também destacou os desdobramentos: “Na reunião foram repassadas orientações quanto ao trabalho de endemias, vigilância em saúde, assistência e mobilização e comunicação social. O município elaborou um plano de ação que foi executado na segunda quinzena do mês de outubro. Após este trabalho intersetorial, os casos prováveis reduziram de oito na semana mais crítica de outubro, para dois por semana, agora no fim do mês. Foi uma redução muito significativa, pois o município possui uma população em torno de mil e novecentas pessoas e com uma taxa de incidência muito alta”, conclui Silva.

Junto com a população

Conscientização e ação conjuntas coordenadas surtiram efeito. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Douradoquara, Reuma Ferreira Mundim Pinheiro, elencou o trabalho desenvolvido. 

“Primeiramente começamos com um mutirão de limpeza na área urbana do município, atividades nas escolas com os alunos acima de quatro anos, articulação com a assistência social, carro de som percorrendo as ruas, visitas às empresas, mobilização em todas as igrejas e trabalhamos sala de espera na Unidade de Saúde”, explicou a coordenadora.

Investimento essencial

Até o dia 08/11, o Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika registrou 29 casos prováveis de dengue notificados em 2022 no município de Douradoquara; nenhum foi grave e nem houve óbito. As ações de intensificação de combate ao mosquito, nos eixos da vigilância, assistência e comunicação/mobilização social estão sendo custeadas pelo recurso estadual na ordem de R$ 26.720,80 referente à Resolução SES-MG nº 7733/2021 e as mesmas são fundamentais para evitar a proliferação da doença. 

 

Por Lilian Cunha

Enviar para impressão