Na última sexta-feira, 28 de outubro, cerca de 30 servidoras da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina participaram de uma roda de conversa realizada para destacar a Saúde da Mulher, abordando as ações preventivas de combate ao câncer de mama e de colo de útero. O encontro ocorreu no auditório da regional, e foi conduzido por alunos do oitavo período de fisioterapia, que integram o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Foto: Ricardo Maciel

De acordo com a professora da saúde da mulher da UFVJM, Débora Fernandes de Melo Vitorino, que também é a coordenadora geral do PET-Saúde, o programa tem a missão de integrar ensino, serviço e comunidade como estratégia para fortalecer ações de atenção à saúde materno infantil na macrorregião de Saúde de Diamantina. “Atuamos na atenção primária, secundária e terciária, com trabalhos desenvolvidos junto à comunidade e também em parcerias com instituições, como foi o caso da Superintendência Regional de Saúde de Diamantina", explicou Débora.

Sinara Luiza Miranda Dupim, servidora da regional, comentou sobre a iniciativa do encontro e a importância da integração entre ensino e trabalho. “Além de servidora da regional, também faço parte da equipe do PET-Saúde Materno Infantil na condição de preceptora do programa, juntamente com o colega Kesley Duarte. Dessa forma, a partir da demanda que surgiu da Coordenação de Atenção à Saúde, conseguimos executar nossa atividade anual do Outubro Rosa na instituição, em parceria com PET-Saúde”, afirmou Sinara. “Foi uma dinâmica muito rica, onde os alunos, sob a coordenação da Professora Débora, puderam demonstrar na prática os seus conhecimentos. Além disso, pudemos, enquanto mulheres, falar dos nossos anseios, das nossas alegrias e tristezas e dos nossos desafios em busca de uma saúde plena”, completou a servidora.

Para os graduandos do oitavo período do curso de fisioterapia e integrante do Pet-Saúde, Tatyane Drumond; Victor Guilherme; Analuiza Alves e Gislane Pires, esse tipo de atividade é muito importante para que o aluno possa vivenciar na prática a profissão. “Para nós, estudantes, que estamos construindo uma carreira para atuarmos como profissionais da saúde, esse contato é essencial”, destacou Victor.

“Faz parte do calendário da SRS a realização de alguma ação do Outubro Rosa para reforçar o combate ao câncer de mama e de colo de útero para as nossas servidoras”, destacou Cleya da Silva Santana Cruz, superintendente da SRS Diamantina. “Mesmo sendo profissionais da saúde, é muito importante conversar sobre o assunto e discutir o risco da doença e as medidas de prevenção”, finalizou a superintendente.

Por Ricardo Maciel