Chegando o fim da campanha de vacinação contra a poliomielite, que dia 30 de setembro, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas tem muito a comemorar: superou a meta de 95% de cobertura vacinal, sendo a maior do estado de Minas Gerais. Nos 21 municípios da SRS Patos de Minas são 21.337 crianças menores de 5 anos, público-alvo da imunização contra a doença. Desse total, quase 20.700 crianças foram imunizadas, um percentual que chega a 96,96%.

Mobilização para vacinação em João Pinheiro

O objetivo da campanha de vacinação contra a poliomielite é, além de aumentar a cobertura vacinal contra a pólio, conscientizar a população e evitar que o vírus volte a circular no Brasil, que teve o último registro da doença em 1989. O país recebeu o certificado de eliminação da pólio em 1994.

Baixo índice de vacinação durante a pandemia acendeu alerta

Segundo a superintendente regional de saúde de Patos de Minas, Noemi Portilho, os índices de vacinação em geral se tornaram motivo de preocupação. “Desde a pandemia, reparamos que as coberturas vacinais das regionais de saúde estavam diminuindo. Ficamos preocupados, porque nunca houve resistência de adesão às campanhas, mas agora isso está frequente” disse a superintendente. “Então, as referências técnicas de imunização e de atenção primária da SRS se juntaram para elaborar um plano de trabalho que conseguisse alcançar boas coberturas em todas as vacinas de rotina de todas as campanhas", completou Noemi.

As ações que levaram ao sucesso na cobertura vacinal da região foram divididas em 3 etapas. A primeira foi uma reunião com todos os representantes municipais, apontando e colocando em pauta a conscientização sobre a vacinação. Depois foram realizados encontros virtuais com as equipes técnicas de cada cidade. Por fim, a SRS Patos de Minas promoveu capacitações presenciais com os profissionais da saúde dos municípios de sua abrangência.

Das 21 cidades que integram a Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas, 16 conseguiram bater a meta dos 95%, e algumas superaram os 100% da meta de vacinação, como mostram os dados da tabela abaixo:

Tabela de vacinação por cidade - SRS Patos de Minas

TABELA 1

Fonte: https://infoms.saude.gov.br/extensions/Poliomielite_2022/Poliomielite_2022.html

União de forças

Segundo Laura de Oliveira Silva, referência técnica de imunização da SRS Patos de Minas, “para atingir os 95% - meta definida pelo Ministério da Saúde -, foi realizado pela Regional de Saúde de Patos de Minas, juntamente com os 21 municípios, o acompanhamento de coberturas de forma rotineira”. Além das capacitações promovidas em todas as cidades da SRS, a integração entre os profissionais envolvidos, sejam eles do Estado ou dos municípios, foi fundamental para o sucesso da campanha. Os gestores foram envolvidos nas discussões de estratégias, adequando as ações à realidade de cada localidade. “Os municípios realizaram vacinação de casa a casa, em escolas e creches; mobilizações sociais, carreatas e também montagem de parque de diversões para atrair o público alvo”, disse a referência.

“A gente só alcança o resultado adequado, quando a gente envolve todas as pessoas, que estão lá na ponta, na execução do trabalho, desde o nascedouro da ideia”, disse Noemi ao ressaltar a importância da participação de todos os agentes no processo. “Quando pensamos neste plano, nós já envolvemos os municípios, os técnicos, e eles compraram essa ideia” explicou Noemi. “Assim, achamos que essa estratégia de envolvimento das pessoas que executam o trabalho é importantíssima para que se consiga um resultado realmente efetivo”, completou a superintendente.

Gráfico que mostra a superação da meta de vacinação contra a poliomielite na SRS Patos de minas

Conteúdo produzido durante a campanha eleitoral e publicado após o período de vedação legal de divulgação.

Por Pedro Lucas