O município de Sete Lagoas ,participa, neste mês, das primeiras oficinas da Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia, desenvolvida pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e pelo Ministério da Saúde. A parceria foi firmada entre os técnicos da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Sete Lagoas e o Hospital Nossa Senhora da Graças (HNSG) na última quinta-feira (09/06).

O HNSG é a primeira instituição de saúde a ser convidada para as oficinas de implementação do programa, que serão realizadas nas 28 macrorregiões de Saúde do Estado de Minas Gerais. Ao todo serão realizadas sete oficinas em Sete Lagoas, com o objetivo de qualificar tanto profissionais quanto gestores para redução da mortalidade materna.

Dados da OPAS demonstram que cerca de 830 mulheres morrem por dia em todo o mundo devido a hipertensão (pré-eclâmpsia e eclâmpsia); hemorragias graves (principalmente após o parto); infecções (normalmente depois do parto); complicações no parto e abortos inseguros e que essas mortes são evitáveis quando atendidas por profissionais capacitados.

Créditos: Regional de Saúde de Sete Lagoas

De acordo com o superintendente Regional de Saúde de Sete Lagoas, Fabrício Júnior Alves Teixeira, a escolha da instituição deve-se ao atendimento prestado pelo hospital para os 35 municípios da macrorregião e pela maternidade do hospital ser referência regional em gestação de alto risco. “É com entusiasmo e satisfação que firmamos o compromisso de apoiar a implementação desse grande projeto em uma instituição do nosso território”, observou Teixeira.

O hospital já conta com programas de prevenção à morte materna e grupos de estudo de caso em parceria com a Coordenadoria de Assistência à Saúde (CAS) da SRS. “O alcance da Estratégia irá proporcionar uma melhor qualidade nas ações e serviços materno-infantil em toda a nossa população referenciada à maternidade do hospital”, frisou Fabrício. Serão 12 meses para a implantação da estratégia e as oficinas serão ministradas por instrutores de todo o país.

Para a Regina Aguiar, médica e referência da Secretaria de Estado de Saúde em obstetrícia, a Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia tem como objetivo primário a prevenção das mortes evitáveis, por meio de ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento oportuno.

“Esse processo envolve um trabalho de capacitação e acompanhamento das ações realizadas nas instituições, por meio de organização dos processos de trabalho e, fortalecimento de modelo assistencial baseado na utilização das melhores evidências científicas no cuidado centrado na mulher e realizado de forma efetiva por equipe multidisciplinar”, descreveu a médica, que ressaltou também como as oficinas irão fortalecer a cultura da construção e revisão de protocolos clínicos e a realização de capacitações periódicas nas unidades de saúde.

O diretor-geral do Hospital Nossa Senhora das Graças, médico Jarle Ardriano Klein Rinaldi, observou que o projeto vem ao encontro do modelo assistencial que está sendo implantado no HNSG. “O programa vai capacitar toda a equipe médica e multiprofissional para o enfrentamento às complicações com hemorragias obstétricas, além de rever todos os protocolos assistenciais. Temos certeza de que esse projeto vai muito além das nossas expectativas e que juntos poderemos fazer muito mais pela saúde dos nossos pacientes”, ressaltou o diretor.

A Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia é uma ação prevista no Plano de Enfrentamento à Mortalidade Materna e Infantil aprovado por meio da Deliberação CIB-SUS/MG nº 3.564, de 21 de outubro de 2021 e tem ações previstas para todo o estado de Minas Gerais.

Por Regional de Saúde de Sete Lagoas