O município de Carangola, a 357 quilômetros de Belo Horizonte, recebeu a 174ª Reunião Ordinária CIB Macro Sudeste. A reunião ocorreu na quinta-feira, dia 2 de junho, no auditório da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e contou com a presença de representantes das unidades regionais de saúde de Juiz de Fora, Leopoldina, Manhuaçu, Ubá e também dos municípios que compõe a Macro Sudeste e representantes do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MG).

Reunião itinerante da CIB contou com a presença de representantes das unidades regionais de saúde de Juiz de Fora, Leopoldina, Manhuaçu e Ubá - Foto: Antonio Rodrigues

Dentre as principais pautas debatidas na reunião esteve a pactuação da assistência à saúde auditiva para os municípios das microrregiões de Saúde de Além Paraíba e Leopoldina-Cataguases no município de Juiz de Fora, habilitação dos 3 leitos de UTI Geral da Casa de Caridade, habilitação Estadual de Centro de AVC tipo II na Casa de Caridade de Carangola, incremento do teto financeiro FAEC para Implante Coclear no Hospital Evandro Ribeiro, grade de referência da Rede de Urgência e Emergência da macrorregião de saúde Sudeste conforme pactuações da Política Hospitalar do Estado de Minas Gerais – Valora Minas, transferência da habilitação de unidade de assistência de alta complexidade em neurologia/neurocirurgia da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora para o Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, também em Juiz de Fora.

Para o superintendente anfitrião da regional de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda, a CIB macro itinerante é uma oportunidade para diretores e superintendentes conhecerem as múltiplas realidades existentes no território. “De fato a CIB Macro sendo realizada de forma itinerante é uma oportunidade para a integração com os gestores do território. Oportunidade de conhecer a estrutura assistencial e principalmente compartilhar experiências bem sucedidas”, destacou.

Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais

A CIB é a esfera de pactuação entre o Estado e os municípios no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A Comissão é composta por membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MG) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG).

Nas reuniões são tomadas as decisões de aplicação de recursos estrategicamente necessários e também é o momento de interação entre secretários municipais de Saúde. A decisão de descentralizar as reuniões da CIB faz com que os técnicos da Secretaria Estadual de Saúde e gestores municipais se aproximem do interior, em especial a microrregião de Saúde de Carangola, composta pelos municípios de Caiana, Caparaó, Carangola, Divino, Espera Feliz, Faria Lemos, Fervedouro, Orizânia, Pedra Bonita, Pedra Dourada e Tombos.

É possível encontrar informações para tirar as principais dúvidas sobre o cronograma anual e funcionamento das Comissões Intergestores e as atividades realizadas pelas Secretarias Executivas no link: https://www.saude.mg.gov.br/cib

Por Antonio Rodrigues