Para alinhar os procedimentos e ações da Vigilância em Saúde do Trabalhador nos territórios sob abrangência da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá, foi realizado um alinhamento com os 31 municípios no dia 26 de maio. A reunião contou com a participação das referências técnicas municipais da área citada, além dos técnicos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Ubá, somando mais de 60 participantes.

A pauta discorreu sobre o fortalecimento regional da Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST). Também foram discutidas a Resolução CIB/SES nº 7.730/2021 e a Resolução SES/MG Nº 7.333/2020, que instituíram o repasse de incentivo financeiro para o fortalecimento das ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) no estado de Minas, além de orientações sobre o plano de ação de Vigilância em Saúde do Trabalhador que deverá ser elaborado para que os municípios façam juz ao recurso. “Essa aproximação é importante para fomentar as ações na melhoria da qualidade dos serviços prestados na Saúde do Trabalhador, orientando quanto a importância de realizar busca ativa dos casos e das visitas técnicas, além instruirmos para a realização do plano de ação municipal, imprescindível para fazer jus ao recurso da SES-MG”, disse a referência técnica em Saúde do Trabalhador da GRS Ubá, Maria Célia Motta Gressi.

Créditos: Keila Lima

A enfermeira referência técnica em Saúde do Trabalhador de Miraí, Tatiana Moraes Ramalho Silveria, observou que é uma área em evolução e que o encontro trouxe atualizações consideráveis. “Antigamente, só registrávamos os casos mais graves, mas hoje temos a ficha de notificação para todos os eventos. Também foi dito sobre as visitas técnicas que devemos fazer em conjunto com a Vigilância Sanitária (VISA), visto que a SES disponibilizou recurso de custeio que o município já recebeu, e agora precisamos cumprir as metas. No caso de Miraí, precisamos fazer, no mínimo, quatro dessas ações em ambientes de trabalho, e já realizamos duas em salões de beleza e barbearia. Essa aproximação com a VISA foi muito proveitosa, pois eles têm essa rotina de visita técnica, e, em contrapartida, eles nos contaram que foi uma soma muito boa, pois sentiam falta de um profissional da saúde junto, nestas vistorias,” frisou ela.

A próxima etapa será uma videoconferência para tratar exclusivamente da Resolução CIB/SES nº 7.730/2021, ainda a ser agendada.

Por Keila Lima