A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou nesta sexta-feira, 27/5, o webinário “Saúde da Mulher e Barreiras Sociais”. O seminário virtual foi organizado pela Coordenação Materno Infantil (CMI) e faz parte do Plano de Enfrentamento à Mortalidade Materna e Infantil de Minas Gerais, que propõe ações que possibilitem avanços na melhoria da saúde materno-infantil.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da Secretaria e a íntegra do material pode ser acessada em https://www.youtube.com/saudemg.

“O intuito do evento é quebrar quase que uma regra de que cuidar de uma mulher se resume a cuidar do período da gestação”, afirmou Natália Oliveira Dias, responsável pela Coordenação Materno Infantil da SES-MG. O seminário também fez referência à data de 28 de maio, Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional da Redução de Mortalidade Materna.

Já a subsecretária de Políticas e Ação de Saúde no Estado de Minas Gerais, Camila Moreira de Castro, destacou os esforços da área relacionados aos desafios e barreiras na saúde integral da mulher. “Na gestão do SUS, temos tentado ampliar o olhar para as diversas mulheres, em uma articulação entre ações de promoção à saúde, ações preventivas, ações assistenciais, que são disponíveis na nossa rede de serviço”.

Debates

Durante o encontro foram tratados temas como “Saúde da Mulher: Direitos Legais” e “Barreiras na Saúde da Mulher”, além dos aspectos sociais, assistenciais e de gestão. A defensora pública auxiliar da Defensoria Pública Geral, Samantha Vilarinho Mello Alves, falou sobre a saúde da mulher e os direitos legais e apresentou análises sobre direitos sexuais e reprodutivos, aborto legal e violência obstétrica.

A médica especialista em ginecologia e obstetrícia e em genética médica, Regina Amélia Lopes Pessoa de Aguiar, conduziu o espaço de debate, que abordou três olhares em relação às barreiras da saúde da mulher: social, assistencial e de gestão.

Luísa Helena Martins Saraiva Doula, advogada, co-proprietária e fundadora da Casa das Pretas, falou sobre o eixo social, compartilhando experiências e conhecimentos no âmbito da saúde da mulher.

A enfermeira Isabelle Cleyre do Rosário Lima, que atua na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santa Ângela, no município de Poços de Caldas, abordou o aspecto assistencial e o funcionamento da ESF como modelo prioritário para atenção básica no Brasil.

Encerrando o debate, a subsecretária Camila Moreira de Castro apresentou aspectos da gestão de políticas e ação de saúde da mulher em Minas Gerais.

Mais informações sobre o Plano de Enfrentamento à Mortalidade Materna e Infantil de Minas Gerais podem ser obtidas em: https://www.saude.mg.gov.br/planoenfrentamentommi

Por Gustavo Souza