Visando reforçar as ações de combate a Arboviroses na macrorregião de Saúde Jequitinhonha, técnicos da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina participaram, na quinta-feira, 19 de maio, de uma entrevista, por telefone, para Rádio Bom Sucesso de Minas Novas. O programa Vale do Jequitinhonha em Foco, conduzido pelo jornalista Adão Domingos, deu ênfase na atuação da SRS Diamantina no combate ao mosquito Aedes Aegypti e na divulgação de informações sobre as campanhas de vacinação que ocorrem em Minas Gerais.

Técnicos da SRS Diamantina concedem entrevista para a Rádio Bom Sucesso - Foto: Ricardo Maciel

A superintendente regional de Saúde de Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz, deu início à entrevista, apresentando os técnicos e os temas preparados para o programa. “Além do combate ao Aedes Aegypti, assunto muito oportuno que será apresentado pela referência técnica das arboviroses, Kesley Duarte de Jesus, a referência técnica da Imunização, Carolina Di Pietro Carvalho, vai alertar sobre prazos e público-alvo das campanhas de vacinação vigentes. Portanto, temas de extrema relevância, especialmente nesse momento que temos um aumento no número de casos de dengue e uma baixa adesão à vacinação contra o sarampo no estado. Por isso, a importância de contarmos com o apoio da rádio neste momento de alerta”, destacou Cleya.

“A nossa intenção é levar informação de qualidade, por meio de fontes seguras, aos ouvintes da rádio”, salientou o jornalista Adão Domingos.

Combate a arboviroses

Durante todo o ano a SRS Diamantina tem uma agenda intensa de capacitações, supervisões de campo, reuniões de alinhamento e monitoramento das ações realizadas pelos municípios, que envolvem o trabalho preventivo, de controle e de mobilização social. Além disso, orienta e apoia a aplicação de larvicida e inseticida de ultra baixo volume (UBV), mais conhecido como fumacê.

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) apontam um aumento de 139,46% no número de notificações de casos prováveis de dengue na região quando se compara as 20 primeiras semanas de 2021 (1.034 casos) e 2022 (2.476 casos). São 1.442 casos a mais, notificados na macrorregião Jequitinhonha, no período. De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica da SRS Diamantina, José Vicente Honorato, “é muito provável que o avanço da dengue, não só na região, como em todo o Brasil, se deve, principalmente, a dois fatores: com a pandemia, o cidadão acabou deixando de buscar assistência, pelo receio de contrair a covid, o que pode resultar em uma subnotificação dos casos, em 2021. Somado a isso, já era previsto pelos estudos de comportamento do mosquito, que em 2022 teríamos um aumento de casos, o que vem ocorrendo a cada três anos. O último pico foi em 2019”, esclareceu Vicente.

“O mais importante nessa guerra é fazer o cidadão entender que, além do trabalho desempenhado pelos municípios e suas equipes de saúde, ele também é responsável pelo sucesso das ações no combate ao mosquito causador da dengue, chikungunya e do zika vírus. São ações simples, como verificar se a caixa d'água está bem tampada, colocar areia nos pratos de plantas, recolher e acondicionar o lixo do quintal, limpar com frequência as calhas, não deixar juntar água em locais que possam favorecer o surgimento de criadouros e a proliferação do mosquito. Essa é uma ação que deve ter a participação de todos, da União, dos Estados, dos municípios e do cidadão”, reforçou Kesley durante a entrevista.

Campanhas de vacinação

Outro ponto de alerta do programa foi o repasse de informações sobre as campanhas de vacinação contra a covid-19, influenza e sarampo, bem como a atualização dos números relacionados à vacinação contra a covid-19 na região, dados que foram apresentados pela referência técnica da Imunização, Carolina Di Pietro Carvalho. “Atualmente estamos trabalhando com três campanhas nacionais de vacinação. Temos a continuidade da vacinação contra a covid, iniciada em 2021, que agora está focada nas doses de reforço e ampliação da vacinação de crianças de 5 a 11 anos; a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza, iniciada dia 4 de abril e que vai até 3 de junho; e a 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo, de 4 de abril a 3 de junho. Mais informações sobre campanhas de vacinação e coberturas vacinais o cidadão poderá encontrar no site da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), pelo www.saude.mg.gov.br e no Localiza SUS, sistema de consulta online disponibilizado pelo Ministério da Saúde”, informou Carolina.

Por Ricardo Maciel

Enviar para impressão