Em celebração entre o Estado de Minas Gerais e o Ministério da Saúde, com parceria da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), realizou na quinta e sexta-feira, 19 e 20/5, no plenário do prédio Minas da Cidade Administrativa, a primeira oficina do plano de implementação da Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia. 

Crédito: Fabio Marchetto

Voltada para técnicos e gestores da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a oficina visou capacitar os serviços para abordagens efetivas de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento oportuno das hemorragias obstétricas, em especial, as hemorragias pós-parto. “É uma estratégia conjunta da OPAS e do Ministério da Saúde com intuito de fortalecer as ações no âmbito das políticas públicas na redução da mortalidade materna por hemorragia”, explica a responsável pela Coordenação Materno Infantil da SES-MG, Natália Oliveira Dias.
 
A coordenadora destaca que as hemorragias obstétricas representam uma das principais causas de mortalidade no estado. “É por isso que esse evento é muito importante para Minas Gerais, pois demos início a essas oficinas, que irão permitir a qualificação dos profissionais e gestores na redução da mortalidade materna”.
 
A Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia é uma ação prevista no Plano de Enfrentamento à Mortalidade Materna e Infantil que foi aprovado através da Deliberação CIB-SUS/MG nº 3.564, de 21 de outubro de 2021.
 
Outra ação promovida pela SES-MG prevista no Plano de Enfrentamento é o webinário “Saúde da Mulher e as Barreiras Sociais”, que será realizado no dia 27/05. O seminário virtual, voltado para gestores e prestadores de serviço, será aberto ao público e transmitido pelo canal do Youtube da Secretaria.

Por Gustavo Souza