Lançado nesta semana, o Painel de Mobilização Social da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) é uma ferramenta que, além de promover transparência e acesso à informação, irá proporcionar aos mobilizadores e gestores de saúde o acompanhamento dos esforços de seus trabalhos.

A ferramenta traz diversas melhorias para análise de dados, como: identificação do local onde foram realizadas as ações de saúde, qual temática abordada e uma linha do tempo com a série histórica dos municípios. De acordo com os dados do Painel, até o dia 20/05, das 1.711 ações de mobilização social realizadas em 2022, 27,1% (ou seja, 1.941) tiveram como objetivo conscientizar e informar a população a respeito das medidas de prevenção de doenças como dengue, zika, febre amarela e chikungunya. Também foram trabalhadas outras temáticas, como a promoção à Saúde (23,6%, ou seja 1.695 ações) e orientações quanto à covid-19, com 650 ações (9,1%).

Créditos: Rafael Mendes

Para a especialista em políticas públicas e gestão governamental, Gabriela Reis, que desenvolveu o sistema, “a partir dos dados podemos avaliar se as estratégias de mobilização social estão bem direcionadas de acordo com o cenário epidemiológico, por exemplo, se as metas estão sendo cumpridas e se estamos conseguindo sensibilizar os municípios”, pontua.

Regional de Saúde

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina é a que apresentou mais ações em 2022, segundo dados apresentados pelo Painel. Até o momento (20/05), os 34 municípios de sua abrangência já realizaram 946 atividades de mobilização social. Destas, as três temáticas mais trabalhadas foram: promoção à saúde com 389 ações; arboviroses - dengue, zika, febre amarela e chikungunya, com 95; e vacinação covid-19, com outras 82.

A referência em Mobilização Social da SRS Diamantina Ricardo Maciel afirma que, com o Painel, será possível fazer várias análises para direcionar a sua rotina, “será um divisor de águas para o nosso trabalho. Com a utilização da nova ferramenta, vamos conseguir visualizar, de forma mais clara, os trabalhos desenvolvidos pelos municípios ao longo do tempo. Com a construção da série histórica e do cruzamento de informações, será possível planejar melhor as nossas ações de apoio e suporte aos municípios”, ressalta a referência.

Planejamento
O Painel surgiu com a necessidade de melhorar a apresentação dos dados referentes à Mobilização Social no estado. O pontapé inicial foi a partir da experiência da SRS Diamantina, que implantou um formulário de coleta de dados que qualificou muito o processo em sua própria regional. Gabriela Reis conta que, com a experiência em Diamantina, ela percebeu que “havia dados suficientes para gerar informações relevantes acerca da Mobilização Social em Minas Gerais que subsidiem a tomada de decisões”.

A especialista afirma que a ferramenta irá contribuir também para transparências dos atos públicos, “embora sempre tenha sido feita a divulgação, ela agora é mais dinâmica e automatizada”. A organização dos dados permite que as diferentes áreas da Secretaria de Estado de Saúde possam direcionar esforços de gestão e assistência à saúde.

Histórico

A Rede Estadual de Mobilização Social em Saúde foi instituída em 22 de março de 2017, pela Resolução SES/MG 5663.

É formada pelo Núcleo de Mobilização Social do Nível Central, por 28 Núcleos Regionais de Mobilização Social, e tem o desafio de estabelecer 853 Núcleos de Mobilização Social nos municípios mineiros, a fim de ampliar a abrangência do processo de participação popular para todo o Estado.

Para acessar o Painel com os dados completos de todas as regionais e ações de 2022, vá em https://www.saude.mg.gov.br/mobilizacao/relatorios2022.

Por Ricarda Caiafa