A Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul realizou no dia 13 de maio, no auditório Dr. Gilberto Campos de Oliveira, a VII reunião do Colegiado Gestor Regional de Saúde Mental. O evento contou com a participação dos coordenadores municipais de saúde mental, dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), da Atenção Primária dos Municípios e Supervisores Clínico-Institucionais. Também estiveram presentes as referências técnicas municipais em saúde mental do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), referências técnicas em saúde mental hospitalar e técnicos da GRS Pedra Azul.

Daniela Mendes, referência em Saúde Mental, conduziu a reunião do Colegiado - Foto: Allan Gomes Campos

O Colegiado iniciou com uma dinâmica do “abraço”, onde os participantes se apresentaram, falaram sobre suas características e convidaram um novo participante para que pudesse se apresentar. Em seguida o Coral do CAPS AD de Itaobim realizou uma apresentação musical que marcou o retorno das reuniões presenciais após um período de dois anos de reuniões sendo realizadas por meio de videoconferências.

No período da tarde, com a dinâmica ”Meu afeto à Saúde Mental e ao SUS”, os participantes foram orientados a levarem objetos pessoas que representassem o afeto à saúde mental e falassem o seu significado, em uma ação que visava trabalhar os sentimentos. Em seguida, o município de Pedra Azul realizou uma apresentação sobre a experiência exitosa a respeito da Construção do Plano de Ação Municipal da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O supervisor clínico, Glaubert Gomes de Souza, falou sobre a importância do diagnóstico situacional do território como premissa para planejamento das ações e propostas de implantação de novos serviços a compor a RAPS do município e da microrregião.

Colegiado de Saúde Mental contou com a participação dos 25 municípios - Foto: Allan Gomes Campos

A referência técnica em saúde mental, álcool e outras drogas da GRS Pedra Azul, Daniela Mendes, lembrou que no mês de abril, foram realizadas reuniões com as microrregiões de Almenara/Jacinto, Itaobim e Pedra Azul para elaboração e atualização do plano com vigência 2022/2025. Em seguida, apresentou os serviços que compõem a RAPS, falou sobre o financiamento do governo federal e do Estado; apresentou o cenário assistencial da região e articulou as propostas de serviços a serem pactuados por meio da devolutiva dos planos de ações municipais. Segundo Daniela Mendes, os planos serão consolidados em um plano de ação regional da RAPS a ser pactuado na reunião da CIB microrregional de junho. “Este encontro marca o retorno presencial das reuniões de saúde mental após dois anos de suspensão devido à pandemia causada pelo covid-19, trazendo esperança de novos tempos e reafirmando a força que tem o Colegiado Gestor Regional de Saúde Mental da GRS Pedra Azul”, afirmou.

Para o diretor da GRS Pedra Azul, Marcelo Alves, o colegiado é um espaço importante para fortalecimento das ações e serviços da rede de atenção psicossocial. “Temos avançado na implantação de pontos de atenção à saúde no território, mas é nesses fóruns que conseguimos melhorar os processos de trabalho e melhorar o fluxo entre esses pontos. Um outro ponto importante no evento é a troca de experiência entre os participantes”, disse.

Para o coordenador do Caps e referência técnica em saúde mental do município de Rubim, Arthur Benevides, o encontro promove uma experiência única de aprendizado e compartilhamento de experiências. “A experiência no colegiado foi extraordinária. Abordamos todos os aspectos essenciais para o desenvolvimento da política de saúde mental. Nos conectamos a partir das nossas experiências locais e pudemos conjecturar juntos quais os melhores caminhos técnicos e políticos para a construção de um mundo mais diverso e inclusivo nos meandros da garantia de direitos. Ansioso pelo próximo encontro".

A supervisora clínica-institucional dos CAPS de Águas Vermelhas e Jequitinhonha, Larissa Bispo, ressaltou a relevância dos encontros presenciais. “O encontro do qual tive o prazer de participar foi, sobretudo, esclarecedor, pois, após dois anos de pandemia pudemos nos encontrar, compartilhar experiências e acolher com empatia e respeito as contendas apresentadas pelos membros e convidados do colegiado. As pautas apresentadas foram primordiais tratando de um direcionamento quanto ao trabalho em saúde mental, além do abrilhantamento do coral do CAPS AD, que tornou esse momento ainda mais especial. Espero que novos encontros ocorram em breve”, disse a supervisora.

Por Allan Gomes Campos