A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba participou, na manhã da última quarta-feira, dia 11 de maio, da V Conferência Municipal de Igualdade Racial – Uberaba Antirracista, organizada pelo Conselho de Promoção à Igualdade Racial (COMPIR) e Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial, por meio da Fundação Cultural de Uberaba.

A Conferência ocorreu no Anfiteatro do Centro Administrativo da prefeitura, e abordou as perspectivas do movimento negro em Uberaba, interferências do racismo estrutural na promoção da equidade, dilemas e perspectivas da igualdade racial.

Palestrante Prof. Dra. Sr. Rosa Margarida C. Rocha na V Conferência Municipal de Igualdade Racial - Uberaba Antirracista - Foto: Sara Braga

A presidente do COMPIR de Uberaba, Maria Abadia Vieira da Cruz, disse que é preciso trazer a comunidade para entender a necessidade de propor políticas públicas - em todos os territórios - capazes de transformar a realidade uberabense em prol da diversidade cultural. Segundo ela, “é importante enxergar o racismo como doença, que mata os avanços necessários para uma cidade antirracista”.

O responsável pela Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial da Prefeitura de Uberaba, Reginaldo da Silva, conhecido como Peixinho, acredita que “a conferência é um momento de resignificação na história dos movimentos sociais, que fazem o trabalho de trazer e envolver todos os setores para o diálogo, na intenção de fomentar um plano municipal de promoção da igualdade racial”.

De acordo com a referência técnica de políticas de equidade da SRS Uberaba, Viviane Pereira, “existem muitos desafios para a implementação dessas políticas, mas algumas ferramentas podem auxiliar, como a realização de um diagnóstico situacional, onde constem  itens como a territorialização, a inserção do quesito raça/cor nos cadastros de  saúde, doenças prevalentes da população negra, entre outros. Segundo ela, “a Resolução SES/MG, nº 7.610 de 21/07/21, atualiza as normas gerais de adesão, execução, acompanhamento e avaliação do incentivo financeiro da Política Estadual de Promoção da Saúde, nos termos da Resolução SES/MG nº 5.250, de 19/04/16. No indicador 6, constam orientações para que ações sejam implementadas de acordo com populações específicas, dentre elas, a população negra” conclui.

Após as palestras de abertura, os participantes foram divididos nos quatro eixos de discussão, para elaboração de propostas a serem encaminhadas às conferências estadual e federal, sendo eles: I – Enfrentamento do racismo e das outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e étnico-cultural. II – Enfrentamento de todo tipo de violência praticada por meio das invasões de territórios. III – Enfrentamento da intolerância religiosa. IV – Desenvolvimento da igualdade étnico-racial e étnico-cultural pela promoção da igualdade de oportunidades.

Por Sara Braga