O afeto é revolucionário, e foi isso que a psiquiatra Nise da Silveira (Maceió, 1905 - Rio de Janeiro, 1999) demonstrou com seu trabalho pioneiro em dispor da afetividade e expressão artística como metodologia científica para tratamento de pessoas com sofrimentos psíquicos. Boa parte das obras de arte resultantes desta inovação atualmente pertencem o Museu de Imagens do Inconsciente, localizado no Engenho de Dentro- RJ, mas cerca de 100 delas estão em exibição na cidade de Muriaé- MG, através da Exposição “Nise- A revolução pelo afeto”, em temporada até dia 10 de julho. A entrada é livre e gratuita.

A exposição foi realizada nos centros culturais CCBB* RJ e CCBB BH, sendo que o segundo conquistou o impressionante número de mais de 150 mil visitantes em sete meses de exposição. Agora, é levada à cidade de Muriaé pelo financiamento da Secretaria de Saúde da cidade, através da Resolução SES/MG nº 6.949 de 4 dezembro de 2019.

Créditos: Renato Galluzzi

“É uma grande satisfação verificar que o incentivo financeiro da SES para a promoção da cultura de paz foi utilizado por Muriaé para trazer à discussão a Saúde Mental e a luta antimanicomial. Estive na estreia e tenho certeza que a exposição registrará números altos de visitação, deixando um legado positivo para a população sobre a reflexão das potencialidades a serem desenvolvidas por pessoas em sofrimento mental”, comentou Franklin Leandro Neto, diretor da Gerência Regional de Saúde de Ubá.

Neste ano, foi realizada a I Conferência Municipal de Saúde Mental de Muriaé, envolvendo prestadores de serviço, Conselho de Saúde e usuários do SUS. “Tivemos uma mudança muito grande na política Municipal de Saúde Mental, e estamos colhendo resultados muito positivos. Esta área tem estado em evidência para a população em geral, haja vista que a realização da Conferência com grande participação popular. Agora, com a exposição, oferecemos inclusive visitas guiadas, com monitores que conduzem o público dentro da galeria, apresentando os precursores da arteterapia em oposição aos tratamentos da época, evidenciando a questão do afeto, bem como a trajetória de Nise, seu trabalho no Rio de Janeiro, a passagem pela prisão e as pessoas com quem conviveu”, informou o secretário Municipal de Saúde de Muriaé, Marcos Guarino de Oliveira.

A nova temporada da mostra marca sua primeira incursão para uma cidade do interior, e tem a realização da Fundação de Cultura e Artes de Muriaé (Fundarte), Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura de Muriaé. A curadoria é do Estúdio M’Baraká, com consultoria do museólogo Eurípedes Júnior e do psiquiatra Vitor Pordeus, sendo que este último apresentará a palestra ‘Um encontro para falar de Nise da Silveira e sua revolução pelo afeto’, no dia 13 de maio, às 19h, no Teatro do Colégio Santa Marcelina.

Serviço:

Exposição ‘Nise – A Revolução pelo Afeto’

Data: Até 10 de julho de 2022

Horário de funcionamento: de terça a sexta, de 8h às 19h, e sábados, de 8h às 12h

Endereço: Centro Cultural Grande Hotel de Muriahe – Praça João Pinheiro, 164 – Centro, Muriaé – MG

Agendamento de visitas guiadas: Thais ou Priscilla – (32) 3729-1059, ou pelo e-mail mostranisemuriae@gmail.com

Classificação indicativa: Livre

*Centro Cultural Banco do Brasil