Hepatite é um termo genérico utilizado para se referir a um processo inflamatório que ocorre no fígado. Essa inflamação pode ser secundária a diversos fatores, dentre eles as infecções virais.

A Hepatite Aguda Grave de etiologia desconhecida encontra-se sob vigilância e investigação pela Organização Mundial de Saúde (OMS), devido mudanças no padrão prévio de ocorrência das hepatites, com aumento de sua frequência e de seu perfil de gravidade. Além disso, as causas de hepatite comumente conhecidas foram descartadas em todos os casos suspeitos.

Definição de caso

Caso suspeito:

a. Criança/adolescente menor de 17 anos, com quadro de hepatite aguda (negativo para hepatites A, B e C e arboviroses ; excluindo manifestação clínica esperada de doença metabólica, herdada ou genética, congênita ou por causa obstrutiva) caracterizada pelo aumento de transaminase sérica, aspartato transaminase (AST) e/ou alanina transaminase (ALT) > 500 UI/L diagnosticadas a partir do dia 20 de abril de 2022.

b. Criança/adolescente menor de 17 anos com quadro de hepatite aguda (negativo para hepatites A, B e C e arboviroses ; excluindo manifestação clínica esperada de doença metabólica, herdada ou genética, congênita ou por causa obstrutiva) que evoluiu para hepatite fulminante sem etiologia conhecida e necessidade de transplante de fígado no período de 01 de outubro de 2021 a 20 de abril de 2022.

Caso provável:

Caso suspeito E que tenha resultado negativo para Hepatite E.

Contato de Caso Provável:

Contato de Caso provável: Indivíduo com hepatite aguda (negativo para hepatites A, B e C e arboviroses; excluindo manifestação clínica esperada de doença metabólica, herdada ou genética, congênita ou por causa obstrutiva) de qualquer idade que seja um contato próximo de um caso provável desde 20 de abril de 2022.

Cabe destacar que as definições de caso para Hepatites Virais A-E encontram-se descritas no Guia de Vigilância Epidemiológica

Sintomas:

Sinais e sintomas de hepatite aguda: mialgia, náusea, vômito, letargia, fadiga, febre, dor abdominal, diarreia, icterícia. Em casos graves, insuficiência hepática aguda com encefalopatia.

Sinais e sintomas de hepatite fulminante: Insuficiência hepática aguda, caracterizada pelo surgimento de icterícia, coagulopatia e encefalopatia hepática em um intervalo de até oito semanas. A fisiopatologia está relacionada à degeneração e à necrose maciça dos hepatócitos. O quadro neurológico progride para o coma ao longo de poucos dias após a apresentação inicial.

Notificação de Caso Provável:

A notificação imediata de caso provável de hepatite aguda de etiologia desconhecida deve seguir a definição de caso, ou seja, menores de 17 anos e alterações do AST e/ou ALT > 500 UI/L, além de resultados negativos para hepatites A-E e arboviroses. Entretanto, deverá ser realizada a notificação quando disponíveis os resultados negativos de hepatites A, B e C e arboviroses desde que:

• Hepatite B negativo não se aplica a realização de Hepatite D; E

• Hepatite E aguardando o resultado.

A notificação de casos de hepatite aguda de etiologia desconhecida deve ser realizada imediatamente por todos os profissionais de saúde, públicos ou privados, conforme Lei nº 6.259 de 30 de outubro de 1975, por meio dos canais de comunicação do Cievs Minas, disponíveis 24 horas por dia.

A comunicação com o Cievs Minas também pode ser realizada nos casos de dúvidas com relação a solicitação dos exames para investigação. As informações sobre os casos são compartilhadas com as unidades regionais de saúde, aos CIEVS regionais e municipais e com os núcleos de vigilância hospitalar.

E- mail para notificação CIEVS MINAS: notifica.se@saúde.mg.gov.br

Telefone do plantão CIEVS MINAS: (31) 99744- 6983

Prevenção

Uma vez que ainda não se sabe a causa base da hepatite, são orientadas medidas gerais de higiene e prevenção: higienização adequada e frequente das mãos, cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, consumir água potável e alimentos adequadamente higienizados.

Cobertura vacinal contra Hepatite A e Hepatite B, em crianças, em MG, 2021:

- Hepatite B(<1 ano)

Cobertura: 75,88%

- Hepatite B(<30 dias)

Cobertura: 68,51%

- Hepatite A

Cobertura: 76,42%

Fonte: Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações. SIPNI. 10/05/2022. Dados preliminares.

Por Jornalismo SES-MG