Na última quinta-feira, 5 de maio, a superintendente regional de Saúde de Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz e equipe, participaram da inauguração da Farmácia de Minas Integrada, do município Araçuaí. A nova unidade fica localizada no bairro São Francisco e será responsável pela dispensação de medicamentos do componente básico e especializado da assistência farmacêutica à população do município.

Na nova unidade o usuário vai encontrar um ambiente humanizado, organizado, onde será acolhido e receberá não apenas o medicamento, mas também orientações. Para prestar assistência à população de Araçuaí a farmácia conta com três farmacêuticas, um auxiliar de farmácia, um auxiliar de serviços gerais e dois vigias noturnos.

Foto: Ricardo Maciel

O Prefeito de Araçuaí, Tadeu Barbosa de Oliveira, no início da sua fala, salientou a importância do momento, especialmente pela melhoria da prestação dos serviços farmacêuticos à população. “Mais importante do que os equipamentos, do que a estrutura, é o serviço que se presta. A nossa preocupação é nessa linha, servir a população de Araçuaí dentro dos critérios de qualidade, que é um direito do nosso povo pela sua contribuição”, destacou o prefeito.

Tadeu frisou ainda sobre o seu compromisso de dar sequência às ações de gestões anteriores que, segundo ele, comunga com a mesma visão do Governador Romeu Zema. “Nas duas vezes que estive com o Governador Zema ele sempre me perguntou sobre obras paradas, se tínhamos alguma dificuldade junto ao governo Estadual para que isso fosse resolvido, e uma delas está sendo resolvida neste momento. Então, a gente vê um olhar diferenciado e responsável do Governador não só para o Vale do Jequitinhonha, mas para Minas Gerais como um todo. Estamos no caminho certo”.

“Gostaríamos de parabenizar o Prefeito Tadeu, o secretário Israel, bem como todos da sua equipe pela seriedade e empenho frente aos desafios da saúde. A nova Farmácia vem para atender à população com mais comodidade, qualidade e rapidez. Além disso, vai oferecer aos farmacêuticos e demais profissionais que prestam seus serviços na unidade, um espaço adequado e preparado para promover um atendimento de excelência à população. Reforçamos que a Regional está à disposição do município para apoiar as ações em prol da melhoria da saúde da população”, finalizou Cleya.

Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica

Araçuaí foi o primeiro município da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) Diamantina, a começar a execução das etapas descentralizadas do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica e, em fevereiro de 2022, deu início à dispensação dos medicamentos à população local, conforme a Resolução SES/MG Nº 7.628/21.

“Com a adesão do município à política de descentralização de medicamentos, e à Resolução SES/MG Nº 7.824/21, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) fez o repasse de R$ 7.605,29 para custeio e R$79.530,00 para investimento. O primeiro repasse para custeio foi proporcional à data da adesão, que ocorreu em novembro de 2021. O próximo repasse, referente ao primeiro quadrimestre de 2022, será efetuado após apuração dos indicadores, e tem previsão de ocorrer no final de junho”, informou Ivana Di Pietro Carvalho a coordenadora da Assistência Farmacêutica da SRS Diamantina.

Por Ricardo Maciel

Enviar para impressão