A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares esteve representada pelas referências técnicas Cristian Kelly Santos e Maria de Fátima Iasbik Aldred, durante a I Reunião de acompanhamento do plano de ação da Resolução 7.732/SET/2021 em Coroaci, que ocorreu na Câmara Municipal de Coroaci no dia 28 de Abril. A Resolução prevê o repasse de incentivo financeiro, em caráter excepcional, para fortalecimento da Vigilância das Causas Externas e tem como objetivo subsidiar as ações municipais, visando o fortalecimento da Vigilância das Violências e Acidentes de Trânsito, por meio do planejamento, monitoramento e avaliação das ações.

Foto: Prefeitura de Coroaci

A reunião contou com a presença de várias instituições da cidade como Polícia Militar e Civil, Conselho Tutelar, secretarias de Educação e Serviço Social, que estão empenhados em uma grande articulação intersetorial.

“Com essa reunião foi possível fundir o setor da saúde com os órgãos que também atuam diretamente com essas ações no município; uma fusão que capacitou vários profissionais para o suporte em suas demandas. A participação da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares foi essencial para firmar todos os dados e dar a largada para o desenvolvimento dessas práticas”, declarou a coordenadora de Vigilância em Saúde do município, Camila de Souza Mesquita.

As servidoras da SRS Governador Valadares abordaram o impacto da resolução para o município e apresentaram o cenário epidemiológico em relação às causas externas.

“As ações terão grande impacto na prevenção e cuidado das vítimas de violência e também na redução dos acidentes de trânsito; uma reunião como essa que foi realizada no município de Coroaci, com a participação de atores importantes para discussão da temática, fortalece as parcerias, fomenta a discussão e esclarece o papel de cada um na condução do plano”, declarou Cristian Kelly.

Por Igor Simil