Há três meses, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia está articulando com o município de Grupiara ações de intensificação de combate ao Aedes aegypti nos eixos de vigilância, gestão, assistência e comunicação em saúde. Segundo o último Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de dengue, chikungunya e zika divulgado pela SES-MG, em 27/04, o município notificou 160 casos prováveis de dengue em 2022. Considerando as notificações das últimas quatro semanas, Grupiara, que possui cerca de 1,4 mil habitantes, saiu da muito alta (desde fevereiro) para a média incidência.

Ação contra a dengue em Grupiara - Foto: SMS Grupiara - Divulgação

Segundo a referência técnica regional em arboviroses, Conrado Augusto Ferreira de Oliveira, a queda do número de novos registros da dengue se deu pelas ações intersetoriais que foram desenvolvidas. “Fizemos visitas técnicas com orientações, reuniões via comitê local e regional e a realização de dez ciclos do Ultra Baixo Volume (UBV) pesado, que é conhecido como fumacê”. Conrado reforçou que a aplicação do UBV pesado foi feita juntamente com outras ações. “O aerossol dispersado pelo equipamento combate apenas os mosquitos adultos, e a eliminação das larvas e possíveis criadouros do Aedes foi trabalho conjunto dos agentes de saúde com a população”.

Vigilância, comunicação e mobilização social

Orientação dos pacientes na sala de espera da Unidade Básica de Saúde (UBS), sensibilização dos vereadores e lideranças religiosas, temática abordada pelos professores com os alunos nas escolas locais, produção de vídeos para as redes sociais oficiais e entrevistas para a imprensa local foram algumas das ações de vigilância, comunicação e mobilização social desenvolvidas nos três últimos meses.

Larissa Dhafly de Souza, enfermeira e responsável técnica da UBS de Grupiara, destacou a parceria das ações da Vigilância Ambiental com a Atenção Primária. “Os Agentes Comunitários de Saúde estão dando orientações durante as visitas aos moradores sobre o risco da dengue, as medidas de proteção e limpeza dos quintais para evitar possíveis criadouros. Reforçamos nestas visitas rotineiras sobre a importância de procurar a unidade de saúde caso sentir os possíveis sintomas da doença”.

Assistência

O município tem apenas uma UBS e há equipe disponível para as consultas de rotina e para a urgência e emergência. A enfermeira da UBS de Grupiara explicou como a assistência foi organizada para monitorar sinais de alarme das arboviroses para a transferência dos pacientes. “Foi realizado um atendimento diferenciado das pessoas que apresentavam algum tipo de sintoma, iniciando imediatamente um protocolo de tratamento com soroterapia oral e endovenosa, fazendo com que, mesmo com altos índices de dengue, somente dois pacientes precisaram ser encaminhados para hospitais, onde tiveram toda a assistência necessária”, disse Larissa.

A enfermeira detalhou também como funciona o plantão no período noturno, finais de semana e feriados. “Caso o paciente necessite de atendimento, ele deve ligar para a técnica de enfermagem que fará visita em domicílio, uma vez que o telefone e o nome da responsável ficam disponibilizados num cartaz na porta da Unidade Básica de Saúde”.

Por Lilian Cunha

Enviar para impressão