A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) começou a distribuir nesta segunda-feira, 2/5, um quantitativo de mais de 1,5 milhão de doses de vacinas da Janssen e da Astrazeneca para as Unidades Regionais de Saúde (URS), para imunizar com a segunda dose de reforço a população mineira de 60 a 69 anos.

Crédito: Fábio Marchetto

O anúncio da inclusão dessa parcela na vacinação foi feito na última sexta-feira, 29/4, pelo secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, e a deliberação que regulamenta tal ampliação foi publicada no sábado, 30/4.

Segundo projeção da Fundação João Pinheiro (FJP) para 2021, há cerca de 1,9 milhão de pessoas na faixa etária de 60 a 69 anos em Minas Gerais. Portanto, esta distribuição já contempla 80% dessa população. Desses, 941.097 já estão aptos a tomar a segunda dose de reforço imediatamente, por terem tomado o primeiro reforço há pelo menos 4 meses.

Para melhor preservação dos imunobiológicos, todas as vacinas serão acondicionadas, conferidas e separadas na Central Estadual de Rede de Frio antes do envio para as Unidades Regionais de Saúde. A distribuição é realizada a partir da demanda de cada regional, diante dos pedidos dos respectivos municípios de abrangência. Até o momento, as URS Itabira, Coronel Fabriciano, Governador Valadares e Pedra Azul já retiraram doses dessa remessa de 1,5 milhão.

Clique aqui  para conferir a quantidade de doses prevista para cada município mineiro.

Por Jornalismo SES-MG

Enviar para impressão