A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira inicia, na próxima segunda-feira 7/2, a distribuição de 3.380 doses de vacina da Pfizer pediátrica e 6.014 doses de Coronavac para crianças, ambas para aplicação da primeira dose (D1). Esta é a 5ª remessa de imunizantes pediátricos para covid-19 enviada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

08-02-22-itabira

Os 24 municípios que compõem as microrregiões de Itabira, Guanhães e João Monlevade – e que pertencem à GRS Itabira – já têm garantidos imunizantes para a primeira dose (D1) de 32,31% das crianças do território, que segundo projeção da Fundação João Pinheiro, possui 17.998 crianças de 5 a 11 anos. 

O Núcleo de Imunização da GRS Itabira já recebeu cerca de 8.260 doses da Pfizer pediátrica para aplicação da primeira dose (D1) e 8.060 doses da Coronavac destinadas para primeira (D1) e segunda dose (D2). Isso é suficiente para iniciar a vacinação de 12.290 mil crianças, segundo Juliana Porto Penna, referência técnica de Imunização da GRS Itabira.

Ainda de acordo com o Núcleo de Imunização da GRS Itabira, segundo a nota técnica da SES-MG e de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, a vacina pediátrica da Pfizer é diferente da aplicada em adultos. A dose para crianças é menor, com 0,2 ml, e tem intervalo de 8 semanas entra as doses (D1 e D2). No caso da Coronavac, a dose e a fórmula utilizadas em crianças e adultos são as mesmas, e o intervalo entre a D1 e a D2 é de 4 semanas.

08-02-22-itabira2

A nota técnica do governo estadual, afirma também que a vacina contra a covid-19 não deve ser administrada junto a outras vacinas previstas no calendário infantil do Plano Nacional de Imunização (PNI), sendo recomendado um intervalo de 15 dias para aplicação, por precaução.

Por Flávio A. R. Samuel