A Gerencia Regional de Saúde (GRS) de Unaí realizou na terça-feira (11/1), videoconferência com os coordenadores de Vigilância Sanitária/Ambiental e secretários municipais de Saúde dos municípios de sua jurisdição para alinhamento das ações estratégicas a serem executadas a partir de 2022.

Crédito: Gerência Regional de Saúde de Unaí

Na abertura da reunião, a coordenadora de Vigilância Sanitária da GRS-Unaí, Larissa de Castro Rafael, destacou a importância dos municípios viabilizarem a integração de todas as equipes de Vigilância Sanitária/Ambiental para a elaboração e execução dos planos referentes aos recursos financeiros estaduais, tomando como base a realidade do cenário de cada localidade.

O montante de recursos a ser repassado aos 12 municípios da microrregião de Saúde de Unaí totaliza R$ 11.958.145,31. “O volume de recursos que os municípios receberão a partir de janeiro de 2022 é bastante significativo e, tendo planejamento consistente de utilização, possibilitará o custeio e investimento de ações de vigilância de forma mais abrangente”, observou a coordenadora.

Com base em cronograma de trabalho a ser implantado num prazo de até 60 meses após o recebimento do recurso financeiro, os municípios poderão investir em cursos de capacitação dos servidores de Vigilância Sanitária/Ambiental, reforma de instalações, aquisição de equipamentos e suprimentos entre outros serviços, devendo realizar as ações pertinentes da Vigilância Sanitária/Ambiental por meio de planejamento estratégico.

A Vigilância Sanitária dos municípios deverá implementar e executar ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, bem como as ações de Vigilância da Qualidade da Água (Vigiagua), Vigilância em Saúde da População Exposta a Contaminantes Químicos (Vigipeq), Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada a Riscos Decorrentes de Desastres (Vigidesastres) e Vigilância Ambiental Relacionada a Fatores Físicos (Vigifis).

Todos esses arcabouços de ações a serem executadas no ano de 2022 visará fortalecer o planejamento, a gestão e a execução das ações da Vigilância Sanitária/Ambiental dos municípios jurisdicionados da GRS-Unaí.

Por Gerência Regional de Saúde de Unaí