O Núcleo de Assistência Farmacêutica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha realizou, no dia 24 de novembro, a primeira capacitação para os municípios que aderiram à Política de Descentralização da Assistência Farmacêutica (PDCEAF). Os municípios de Nepomuceno e Baependi estiveram na sede da SRS para a capacitação, por terem sidos os primeiros a realizar a adesão; até o momento, 22 municípios dos 50 jurisdicionados à SRS já aderiram à Política.

Divulgação

O PDCEAF tem como objetivos ampliar e qualificar o acesso aos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) no estado, contribuindo para a integralidade da Atenção à Saúde e fomentar a governança pública na gestão da Assistência Farmacêutica em Minas Gerais.

Patrícia Rodrigues, coordenadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica da SRS-Varginha, enfatiza a “importância e o benefício desta Política nas rotinas dos municípios, haja vista que terão maior agilidade e governabilidade nas ações administrativas, como cadastro de pacientes, gestão de estoque, dispensação de medicamentos, além do recurso quadrimestral”.

Por Tânia Corrêa