Com recursos provenientes da Rede Cegonha, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) realizou, nos dias 20 e 21 de novembro, curso sobre reanimação neonatal no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), sediado em Montes Claros. A instituição atende pacientes exclusivamente via Sistema Único de Saúde (SUS) e é administrada pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Crédito: ASCOM/HUCF

O curso envolveu a participação de profissionais de saúde que atuam na Maternidade Maria Barbosa. A metodologia foi baseada nas melhores evidências científicas dos protocolos nacionais e internacionais em relação às técnicas de reanimação de recém-nascidos.

A gerente de enfermagem do HUCF, Verônica Isabel Antunes Veloso, ressalta que a metodologia utilizada pela SBP, com aulas teóricas e práticas, atingiu os objetivos no sentido de possibilitar a aquisição de novos conhecimentos por parte de enfermeiros, técnicos e estagiários atuantes na sala de partos.

A Rede Cegonha é uma estratégia criada em 2011, pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério. Além disso, visa assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

 

Por Pedro Ricardo

Enviar para impressão