Promovida pelo Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) de Frutal, a partir de desdobramentos do Programa Saúde em Rede, a reunião realizada de forma híbrida, na última quinta-feira (25/11), contou com participação de gestores dos municípios da microrregião de Frutal/Iturama e técnicos da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O objetivo foi a reestruturação dos processos de trabalho, envolvendo Atenção Primária e Ambulatorial, de acordo com as oficinas realizadas na implantação do programa.

Tâmara Souza, referência técnica da Coordenação de Atenção Especializada Ambulatorial da SES-MG, conta que esta integração entre municípios, Regional de Saúde e SES-MG foi muito bem vista pela coordenação estadual, uma vez que se estreitam os laços e esforços para melhoria da assistência no serviço. Para ela, "a reunião foi, de fato, produtiva para apresentação das diretrizes, critérios de encaminhamento e metas do CEAE e, sobretudo, para mostrar o comprometimento da equipe do serviço. Na outra ponta, foram importantíssimas as falas dos gestores municipais, apresentando pontos a serem discutidos para melhoria da assistência, além de relatos exitosos de atendimentos no CEAE".

Sheila Oliveira, coordenadora da Atenção à Saúde da SRS-Uberaba, acredita que após as discussões realizadas durante as oficinas tutoriais em Frutal, está sendo possível fortalecer ações e dar apoio para a microrregião. Ela diz que "foi muito importante abordar o fluxo de encaminhamento das gestantes de alto risco, que até então, estavam indo pra Uberaba, e ainda, o levantamento de dados da região, o quantitativo de exames e a cartela de serviços que o CEAE oferece".

Créditos: Sara Braga

Para Viviane Pereira, analista regional do Programa Saúde em Sedes, "a reunião permitiu que toda a microrregião de Frutal/Iturama, pactuada para atendimento no CEAE, conheça o serviço e encaminhe suas gestantes e crianças de alto risco para um melhor acompanhamento, de acordo com os critérios. Dessa forma, o serviço atinge suas metas e os municípios utilizam sua cota de realização de consultas exames".

Patrícia Xavier, diretora de Vigilância em Saúde do município de Frutal, apontou que existe grande chance do CEAE passar para a categoria 2 de atendimento, que inclui, além dos serviços prestados às crianças e gestantes de risco, assistência a pacientes com hipertensão e diabetes, e que o município já está se preparando para isso. Patrícia conclui que "é muito importante trabalhar de forma articulada com os demais municípios e parte do encontro foi destinada a garantir que isso aconteça. Detectamos que nosso principal desafio, é melhorar nossa comunicação, a fim de que os municípios voltem a estabelecer esse vínculo com o CEAE de Frutal".

Por Sara Braga

Enviar para impressão