Na última quinta-feira (25/11), a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora promoveu o “Seminário de Governança na Gestão Pública”, que objetivou trazer aos participantes conceitos e discussões práticas pertinentes à governança na microrregião de Saúde de Pirapora. Estiveram presentes técnicos da GRS e dos municípios da área de abrangência da Regional, bem como os secretários municipais de saúde. O seminário foi dividido em dois momentos: palestras e momento de discussões em grupos.

Crédito: Lillian Morais Silva Tararam

O evento contou com a participação da enfermeira mestra Juliana Veloso, que ministrou aos presentes uma palestra acerca da governança. Juliana também apresentou o relatório do seu trabalho de mestrado intitulado “Governança em redes de saúde pública regionais: caso do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio São Francisco”, cujo objetivo foi contribuir com a discussão envolvendo a governança na saúde pública regional.

Para Maria Candida Fiuza Costa Queiroz, gerente regional de saúde de Pirapora, é de fundamental importância a realização deste seminário para capacitar os líderes da Gerência Regional de Saúde e dos municípios. “A governança é um assunto ainda tão novo, mas que nos traz a noção da responsabilidade e boas práticas na direção da saúde pública, que é um marco do Governo de Minas”, disse a gerente.

A segunda palestra foi proferida por Rafael de Paula Lana, secretário municipal de saúde e presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) da microrregião de Pirapora, que tratou acerca do Planejamento Regional Integrado-PRI, trazendo conceitos e expondo a proposta do Estado de Minas Gerais para a elaboração do PRI.

Rafael disse que a construção do planejamento regional integrado é uma oportunidade de estabelecermos um marco no real mapeamento das especificidades regionais e somente será concretizada pela construção responsável e por profissionais capacitados e alinhados no entendimento da aplicação concreta dos preceitos do SUS. “Como presidente do Cosems da microrregião, falo em nome dos gestores no sentido de agradecer pelo apoio efetivo e competente da Regional de Saúde de Pirapora”.

Para concluir o seminário, a terceira palestra foi ministrada pela referência técnica dos Instrumentos de Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) da GRS, Adriana Kátia, que realizou com os participantes, uma atividade em grupo, com base na matriz de swot, dando a estes a oportunidade de elencar os fatores externos e internos que influenciam negativa ou positivamente o desempenho da gestão do SUS na esfera municipal.

Adriana falou que é essencial desenvolver um planejamento em saúde para a organização dos processos de trabalho e o desempenho das atividades de forma eficiente. “Uma boa governança na gestão municipal deve ser realizada com um bom planejamento, com base na situação de saúde do município, incluindo aqui uma boa gestão dos recursos financeiros, bem como da equipe técnica disponível", falou Adriana.

Por Lillian Morais Silva Tararam