O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova elaborou a 3ª edição do Informe Epidemiológico da Tuberculose. O material contém informações referentes aos indicadores de monitoramento e avaliação das ações de controle da doença desenvolvidas durante o ano de 2020, conforme Sistema de Informação de Agravos de Notificação da Tuberculose (SINAN NET-TB), mensurando os possíveis impactos ocasionados pela pandemia de covid-19.

Segundo o boletim, consolidado pela referência técnica Dádiva Raquel Rodrigues, foram notificados 57 casos novos de tuberculose entre os municípios da área de abrangência da SRS-Ponte Nova no ano passado. “Fechamos o ano com um coeficiente de incidência de 16 casos/100 mil habitantes. Comparando os dados de 2020 com 2019, percebe-se que não houve alterações significativas no indicador, já que a queda registrada foi de 3,4%”, apontou.

Na sequência, o compilado abordou a busca ativa de sintomáticos respiratórios (SR), uma importante estratégia para o controle da tuberculose, uma vez que permite a detecção precoce dos casos bacilíferos. “Devido às restrições impostas pela pandemia, como lockdown, interrupção das visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde, entre outras, a busca ativa de SR foi fortemente afetada. Comparando os dados de 2020 com 2019, percebe-se que 80% dos municípios apresentaram redução na busca e 20% conseguiram manter ou aumentar a busca”, detalhou.

O informativo também contém dados referentes ao diagnóstico por nível de atenção, reforçando a necessidade de fortalecimento das ações da Atenção Primária municipal, principalmente em relação à busca ativa de casos pela identificação de SR. Quanto à situação de encerramento dos casos novos de tuberculose, o boletim traz o fechamento do ano de 2020 com 74% de cura, percentual próximo ao de 2019 (78%) e abaixo do esperado, que é igual ou maior que 85%.

Panorama

De acordo com o informe, a taxa de abandono do tratamento ficou em 2%, mesmo valor encontrado em 2019. Em relação aos exames de cultura entre os casos de tuberculose pulmonar, conforme preconiza a Nota Técnica Nº 001/2016-FUNED/LACEN-MG, a porcentagem de realização de cultura entre os casos novos no âmbito da SRS ficou em 54% no ano de 2020, valor maior que o encontrado em 2019, que foi de 44%. “Apesar do aumento, a expectativa era de que 100% dos casos bacilíferos tivessem amostras enviadas à Fundação Ezequiel Dias”, ressaltou.

Quanto à realização do exame dos contatos, importante ação para a interrupção da cadeia de transmissão da doença, houve queda nos percentuais. “Espera-se que 100% dos contatos identificados sejam examinados. Em 2019, a proporção de contatos examinados entre os registrados ficou em 97%. Em 2020, este valor caiu para 65%. Isso pode ser um reflexo da recomendação do Ministério da Saúde emitida no início da pandemia, por meio do Ofício Circular Nº 5, de postergar a investigação e o tratamento da tuberculose em contatos assintomáticos adultos e adolescentes”, pontuou Dádiva Rodrigues.

A referência da SRS-Ponte Nova concluiu a análise reforçando que é fundamental conhecer os impactos da pandemia nas ações de controle da tuberculose nos municípios. “Nos deparamos com uma piora em grande parte dos indicadores. No entanto, por meio da análise dos dados, espera-se contribuir na identificação de oportunidades e prioridades, desenvolvendo estratégias para a retomada das ações propostas pelo Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública”, finalizou.

O conteúdo completo está disponível aqui.

Por Tarsis Murad