Será realizado amanhã (26/10), às 10h, o evento de encerramento do “II Seminário do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Alberto Cavalcanti (HAC)”, que tem como tema principal, nesta edição, “Vínculo Terapêutico: repercussões”. O evento, voltado principalmente aos profissionais de saúde, foi realizado ao longo do mês de outubro e celebra o Dia Internacional dos Cuidados Paliativos, comemorado sempre no segundo sábado deste mês.

“O objetivo é sensibilizar os profissionais de saúde, acadêmicos, residentes e o público em geral em relação aos benefícios da humanização nos cuidados paliativos, e incentivar que essa abordagem seja iniciada logo após o diagnóstico do paciente, preparando ele e a sua família sobre as possíveis limitações e alterações das atividades diárias, como se alimentar, vestir e tomar banho, auxiliando, inclusive, em questões sociais e jurídicas. Afinal, a partir da observação do cotidiano do paciente e de seus familiares, elaboramos um plano de cuidado direcionado, respeitando os aspectos biológicos, psicossociais e espirituais de cada um”, explica a enfermeira responsável pelo Serviço de Cuidados Paliativos do HAC, que integra o Complexo de Especialidades administrado pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Liliane Santos Silva.

Segundo ela, muitas vezes, esses pacientes têm suas funcionalidades afetadas, então o vínculo terapêutico criado entre a equipe de cuidados paliativos, paciente e família colabora para a elaboração do plano de cuidados, que inclui as ‘Diretivas Antecipadas de Vontade', ajudando na aceitação e adaptação da nova realidade, modificada pela doença. “Nosso objetivo é que a vontade do paciente seja respeitada e que ele passe por esse processo de forma planejada. Além disso, auxiliamos a família no luto, que geralmente começa antes mesmo do falecimento do ente querido. É um serviço completo”, ressalta a enfermeira.

Serviço

A equipe de cuidados paliativos conta com enfermeiros, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. Além disso, o serviço ainda oferece treinamento sobre Hipodermóclise para estudantes de medicina e do curso técnico de enfermagem e para as equipes da Urgência e Emergência e de Internação da unidade. “É uma ação educativa em parceria com o Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) do HAC, já que a unidade é campo de estágios. Tem sido uma troca muito bacana, pois os estudantes acabam colaborando na difusão dos benefícios da técnica”, afirma Liliane.

De acordo com a enfermeira dos cuidados paliativos, a técnica Hipodermóclise é um tipo de punção subcutânea para hidratação e administração de medicamentos que ajudam a minimizar a dor e o sofrimento, diminuindo também o risco de infecções.

Seminário

Os primeiros encontros ocorreram nos dias 5 e 19 de outubro, reunindo, no total, 62 participantes on-line e outros 62 no auditório do HAC, respeitando todas as normas de segurança para a prevenção da covid-19.

O primeiro dia abordou temas relacionados às práticas integrativas, humanização, terapia e planejamento. Já o segundo dia de seminário, teve sua temática voltada à saúde do trabalhador. “Lidamos, diariamente, com situações muito delicadas, acompanhando de perto o sofrimento de muitas pessoas. Para oferecermos um bom atendimento e trabalharmos em um ambiente adequado, também precisamos que a equipe, que também possui suas características humanas, seja cuidada e receba suporte psicológico”, explica Liliane.

Programação

Amanhã (26/10), último dia do seminário, será abordado o luto dos familiares, que, de acordo com a enfermeira responsável pelos cuidados paliativos do HAC, é chamado de recomeço do vínculo terapêutico. “É quando damos o suporte à família e fazemos o seu acolhimento”, diz Liliane.
O evento será realizado no auditório do Hospital Alberto Cavalcanti e terá transmissão ao vivo, pela internet, possibilitando participação e envio de perguntas, on-line e presencial. Ao final, todos os participantes receberão certificado.

Para assistir pela internet, basta acessar os links:
10h: https://meet.google.com/vde-acuz-uhh
11h: https://meet.google.com/avv-yfvb-kng

Confira a programação completa:
SESSÃO VÍNCULO TERAPÊUTICO CONSIDERAÇÕES
10h: Abertura
“Discurso Institucional

10h10: Subtemáticas e palestrantes
Apresentação da Equipe Médica
“Vínculo Terapêutico”.
Palestrante: Lílian Freitas, médica.

10h20: Apresentação da Equipe Multidisciplinar
“Vínculo Terapêutico: Finitude e Recomeço”.
Palestrantes: equipe multidisciplinar do Complexo de Especialidades.

12h: Encerramento

Organizador: Liliane Santos Silva
Serviço de Cuidados Paliativos – Complexo de Especialidades.
Órgão apoiador/Patrocinador/Colaborador: Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) / Serviço de Cuidados Paliativos, Oncologia e NEP – Complexo de Especialidades.

Por Aline Castro Alves /Fhemig