Criada no início dos anos 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, a campanha Outubro Rosa corresponde a um movimento internacional de conscientizaçãoque tem como objetivo alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Divulgação

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o estado registrou 1.762 óbitos de mulheres pela doença em 2020, sendo esta a primeira causa de morte por câncer no sexo feminino.

“Algumas pessoas acham que falar desse assunto todos os anos é repetição. Todos já sabem o que é o Outubro Rosa, o laço rosa, falam sobre a prevenção do câncer de mama. Mas, por que fazer essa ação? Porque a mama também adoece e pode levar muita gente a óbito, mas o câncer de mama pode ser precocemente detectado e pela própria pessoa. O autoexame das mamas é um procedimento simples e deve ser realizado mensalmente. Se for observada qualquer alteração, a busca pelo serviço de saúde deve ocorrer o quanto antes. Assim, a campanha do Outubro Rosa é essencial para lembrar a todas as mulheres da necessidade de incluir em sua rotina o autoexame das mamas, pois prevenir ainda é o melhor remédio”. Argumenta Helemilda Novaes de Souza, referência técnica da Atenção à Saúde da SRS Alfenas.

Nesta sexta-feira 22, os servidores da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas participaram de um ato simbólico da campanha de conscientização. Eles vestiram roupas rosas e registraram o momento como forma de chamar a atenção para a questão, de extrema relevância. A servidora Adriana Paiva de Souza de Carvalho, analista contábil da SRS Alfenas, fez questão de decorar a sede da URS com adereços, balões rosas e mensagens educativas.

"Gosto muito de decorar e enfeitar nosso espaço de trabalho com os temas de conscientização. Isso chama a atenção de todos e faz as pessoas pararem para refletir e agir. Como no caso do Outubro Rosa, ajuda colegas de trabalho a se lembrarem de realizar o autoexame preventivo e alerta a todos a lembrarem as mulheres com quem convivem, sejam  mães, esposas, filhas e amigas de fazê-lo. E, caso necessário, buscar a avaliação médica.  A cada vez que você passa próximo da decoração temática é como se fosse um alerta de cuidado". Explicou.

 

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi