A Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul realizou nesta quarta-feira 20/10, uma reunião para discutir sobre os leitos de saúde mental em hospital geral na região Nordeste. Participaram gestores hospitalares e secretários municipais de saúde, além de referências técnicas em saúde mental hospitalares e municipais, coordenadores de Centros de Atenção Psicossocial (Caps), de Atenção Primária à Saúde e supervisores clínicos – institucionais.

Divulgação

Segundo a referência técnica em saúde mental da CAS da GRS Pedra Azul, Daniela Mendes, o evento teve como objetivo reunir os profissionais que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) dos territórios para explicar sobre as diretrizes que permeiam a estruturação e funcionamento dos leitos de saúde mental em hospital geral contemplados pela Resolução SES/MG 7.412, de 18 de fevereiro de 2021 e dos leitos habilitados pelo Ministério da Saúde, com a portaria 148/2012.

Na Regional de Pedra Azul, 16 leitos de saúde mental estão em funcionamento, sendo nove habilitados pelo Ministério da Saúde e sete credenciados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). “Esses leitos credenciados pela SES, este ano, vêm contribuindo para diminuir os vazios assistenciais da nossa região, bem como atuar na retaguarda aos Caps e dar apoio aos serviços da Raps, fortalecendo a atenção humanizada o mais próximo do paciente com transtornos ou sofrimento mental ou em uso de álcool e outras drogas”, explicou Daniela Mendes.

Para a diretora de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (DSMAD) da SES-MG, Lírica Salluz Mattos Pereira, é essencial a articulação entre os serviços pelo fato do Caps conhecer o paciente e poder contribuir no manejo da intervenção à crise com a equipe de saúde mental hospitalar. “Os leitos de saúde mental são um dos pontos da Raps importante para a oferta de assistência e deve realizar ações articuladas juntos aos outros serviços, principalmente APS e Caps. Deve sempre ser priorizado o cuidado no território e mais próximo da residência do usuário visando a manutenção dos vínculos”, disse.

A enfermeira e referência técnica da CAS da GRS Pedra Azul, Veruska Barreto de Sousa, frisou que o trabalho dos profissionais da Raps é fundamental para que haja um trabalho coordenado e efetivo da rede. “É fundamental uma equipe mínima de referência para a internação do paciente de saúde mental ser menos danosa, mais resolutiva e mais humanizada. Lembrando da importância da integração com todos os pontos da rede e tendo o Caps como ordenador do cuidado”, orientou.

A Raps na região Nordeste

A Rede de Atenção Psicossocial é uma rede de serviços regionalizada de base territorial e comunitária, na qual a atenção deve ser realizada o mais próximo possível do usuário. Esses serviços devem atuar de forma articulada, inclusive com outras áreas, como assistência social, educação e direitos humanos, para garantir o cuidado efetivo ao usuário em sofrimento ou transtorno mental e/ou com necessidades de saúde decorrentes do uso de álcool e drogas.

Os leitos de saúde mental em hospital geral são leitos de enfermaria habilitados para oferecer suporte hospitalar em saúde mental. O cuidado a ser ofertado deve acontecer nas situações de crise e com critérios clínicos bem definidos, por intermédio do Caps de referência, deve ser pontual e de curta duração, no território, até a estabilização clínica do usuário, respeitando as especificidades de cada caso e singularidade do paciente.

O usuário em crise que apresente um sofrimento mental deve ter sua demanda identificada por equipe de saúde e ser direcionado ao serviço que melhor lhe atenderá, podendo ser a APS, os Caps ou os pontos da rede de urgência e emergência (SAMU, UPAS e unidades hospitalares) que irão avaliar e contra referenciar para outros serviços da rede, caso seja necessário. A equipe do Caps deve ser responsável por avaliar o quadro e identificar se há necessidade de atendimento hospitalar. O encaminhamento do usuário para os leitos deverá seguir os fluxos da rede, sendo que o Caps é o ordenador do cuidado e responsável também, no direcionamento dos pacientes a internações hospitalares, inclusive nos finais de semana e feriados.

A Regional de Pedra Azul possui leitos credenciados de saúde mental nos hospitais Santa Lúcia, de Águas Vermelhas (1 leito); Dr. Otávio Gonçalves, de Cachoeira de Pajeú (1); Bom Pastor, de Jacinto (1); Santa Rita, de Medina (1); Ester Faria de Almeida (2) e São Vicente de Paulo, de Rubim (1). Já os leitos habilitados são os dos hospitais Deraldo Guimarães, de Almenara (2); Vale do Jequitinhonha, de Itaobim (2); São Miguel, de Jequitinhonha (4) e Antônia Grapiúna, de Joaíma (1).

Por Allan Gomes Campos