Em ação conjunta, as equipes técnicas da Coordenação de Assistência à Saúde (CAS) e do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Sete Lagoas realizaram na quarta-feira 20/10, reunião para orientar os municípios sobre as ações de enfrentamento à sífilis, na região.  A ação objetivou esclarecer dúvidas sobre procedimentos de testagem das populações atendidas pela SRS-Sete Lagoas e anunciar as capacitações que têm sido realizadas de forma contínua com as referências técnicas municipais.

Divulgação

A reunião integra, ainda, as ações do Plano Estadual de Enfrentamento da Sífilis, doença sexualmente transmissível causada por uma bactéria que também pode ser transmitida de forma congênita da mãe para o bebê durante a gravidez. Por isso, além da conscientização sobre a prevenção da doença por meio do uso de preservativo, as referências técnicas da SRS-Sete Lagoas enfatizaram a importância da testagem contínua da população para garantir o tratamento adequado realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, além disso, para evitar que a mãe transmita a doença aos filhos, reduzindo a mortalidade de recém-nascidos.

Nesse contexto, foram apresentados aos municípios os fluxos de testagem para sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e como tem sido e serão realizadas as capacitações das referências municipais da testagem e do cadastro das informações sobre testes realizados no sistema de monitoramento de testagem rápida do Ministério da Saúde (MS), que durante a pandemia da covid-19, permanecem sendo realizados de maneira não presencial.

A referência técnica da em testagem rápida do município, Giselle Rocha Oliveira, observou que a alimentação correta do sistema sobre as testagens é fundamental para o planejamento em âmbito municipal, estadual e nacional. “Através das informações contidas no sistema, o MS e o Governo do Estado de Minas Gerais realizam o controle logístico dos testes, assim, é por meio dessas informações que os insumos necessários em cada município são disponibilizados em tempo hábil para atender a toda a população”, explica Oliveira.

Além do controle do estoque para a garantia do acesso contínuo ao teste, também foi lembrada a atuação da Atenção Primária no combate à doença. “Ao realizar as consultas de pré-natal é importante oferecer à gestante essa testagem, bem como a de AIDS e outras IST’s. Tratamento que deve ser estendido ao parceiro, sempre que possível”, observou a referência técnica da CAS, Renata Pereira de Souza.

A organização dessas informações garante o acesso da população ao serviço de testagem gratuita pelo SUS e também a percepção se todas as gestantes dos municípios da região têm sido acompanhadas durante o pré-natal, como observa a coordenadora do Nuvepi, Silmeiry Angélica Teixeira. “Com esse acompanhamento via sistema todos nós vamos ficar mais atentos, os municípios, as unidades regionais de saúde e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), como um todo, desde a oferta, a utilização, a solicitação e o cadastro dos testes, realizando um monitoramento de forma mais efetiva para que toda a população que necessite do serviço seja atendida”, finalizou a coordenadora.

A reunião contou ainda com a participação da servidora Ivy Bernardes Oliveira, referência técnica em testagem rápida que apresentou aos municípios a Resolução da SES/MG n° 7.731, de 22 de setembro de 2021 que dispõe sobre o incentivo financeiro para o fortalecimento das ações de enfrentamento à sífilis.

Por Nayara Souza