Representantes da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina e do Consórcio intermunicipal de Saúde (Cisum) continuam nesta quinta-feira 21, a série de visitas aos 15 municípios da região de saúde de Leopoldina. O objetivo é estreitar o diálogo gerencial, visando um melhor planejamento de ações entre municípios e Estado. De acordo com a secretária executiva do Cisum,  Tarcília Fernandes, “durante os encontros, serão também discutidas pautas de interesse assistencial e estrutura consorcial para captação de demandas”.

Divulgação

Além das situações específicas inerente a cada município, a diligência tem em vista o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS), com o alcance de melhores resultados sanitários, bem como a dinamização dos programas criados e alavancados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). “A exemplo do Saúde em Rede, processo de educação permanente das equipes de APS para aprimorar a cultura do planejamento e da organização dos processos de trabalho com foco na necessidade dos usuários, e do Previne Brasil, novo modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS e aumentar a vinculação da população com a equipe, que busca melhorar os indicadores de saúde da Atenção Primária nos municípios”, explica Renan Guimarães, gerente da GRS Leopoldina.

Guimarães relatou sua satisfação com os primeiros resultados desta rodada de contatos presenciais, quando os prefeitos  e secretários municipais de saúde se mostraram muito receptivos e manifestaram que irão investir e apoiar estas sugestões e orientações, com consenso acerca da necessidade de retomada das demais frentes de trabalho da saúde pública, a partir deste momento de refluxo da crise trazida pela pandemia da covid-19.

Por Gerência Regional de Saúde de Leopoldina