Divulgação

Começou nesta segunda-feira (18/10) e vai até a quinta-feira (21/10), em Manhuaçu, o Treinamento Básico Introdutório (TBI), destinado à primeira turma dos candidatos que concorrem às vagas de médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e condutores de ambulância que irão atuar no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na macrorregião de Saúde Leste do Sul. O treinamento é ministrado pela equipe do NEP - Núcleo de Educação Permanente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste) e constitui uma das etapas previstas no processo seletivo simplificado Nº 58 para contratação temporária e formação de cadastro reserva do Cisdeste.

Durante o treinamento serão abordados, de forma teórica e prática, os protocolos e procedimentos fundamentais no atendimento pré-hospitalar móvel, que representa o primeiro passo para uma rápida e eficiente assistência ao usuário que se encontra em situação de urgência/emergência. De acordo com a equipe do Cisdeste, o treinamento deverá simular diversas condições de ocorrências que requerem empenho e foco dos profissionais, além de abordagem com orientações dos protocolos e fluxos assistenciais da Rede de Urgência.

Divulgação

“Muito mais que a implantação do SAMU, estamos trabalhando no território a construção e implantação da Rede de Urgência e Emergência da macrorregião Leste do Sul. Quero destacar a importância do empenho do Governo do Estado, dos prefeitos, dos gestores municipais de saúde e da parceria com o Ministério Público. A equipe da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu está acompanhando de perto todas as etapas deste processo de implantação do componente móvel da rede (SAMU 192), mas, sobretudo, estamos trabalhando de forma concomitante a adequação do componente hospitalar e das portas de entrada ”, explicou o superintendente Regional de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda.

Já o primeiro dia de treinamento da segunda turma está previsto para o dia 23/10 e encerramento no dia 26/10. A intenção do Cisdeste é iniciar as atividades e atendimento ainda em dezembro deste ano.

Por Antônio Rodrigues

Enviar para impressão