Entre outubro e novembro, Minas Gerais vai receber o projeto Hemocentro Itinerante SAS Brasil – Drogarias Pacheco para campanha de doação de sangue. Em nosso estado, a previsão é que a carreta percorra os municípios de Juiz de Fora (19 a 22/10), Belo Horizonte (25 a 29/10), Uberaba (3 a 5/11) e Uberlândia (10 a 12/11).

Hemocentro SAS Brasil alta-132

Para doar, os interessados devem realizar o agendamento pelo link www.sasbrasil.org.br/hemocentro

Confira os locais de doação:

Juiz de Fora – 19 a 22 de outubro

- Shopping Jd. Norte: Av. Brasil, 6345 / Mariano Procópio

Belo Horizonte – 25 a 29 de outubro

- ItaúPower Shopping: Av. General David Sarnoff, 5.160 / Cidade Industrial - Contagem

Uberaba – a definir

Uberlândia – 10 a 12 de novembro

- Uberlândia Shopping: Av. Paulo Gracindo, 15 / Morada da Colina

Sua atitude salva vidas!

Ao realizar a sua doação, compartilhe uma foto no Instagram com as hashtags #soudoadordesangue, #hemocentroSASBrasil, #hemominas! E não se esqueça de marcar a gente: @hemominas e @sasbrasil4x4.

O projeto

O projeto é uma realização da startup social SAS Brasil com o patrocínio do Grupo DPSP, união das marcas Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo. A SAS Brasil atua desde 2013 levando saúde especializada para populações vulneráveis em regiões isoladas do país. O Hemocentro Itinerante é uma carreta totalmente adaptada que está rodando por cidades de três estados brasileiros – Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás, além do Distrito Federal. Funciona como centro de coleta de bolsas de sangue, que são destinadas para hemocentros parceiros. A iniciativa tem apoio técnico da Fundação Hemominas e parceria do Shopping Jardim Norte, Supermercados BIG, SAM’s Club, Leroy Merlin e Uberlândia Shopping.

A Hemominas

Ao longo de seus 36 anos de atuação, a Hemominas tem se empenhado em garantir a qualidade, visando à excelência nos serviços de hematologia e hemoterapia ofertados à população por meio de suas unidades. A Fundação integra uma rede formada por uma Administração Central e 22 unidades descentralizadas nas macrorregiões do estado (Hemocentros, Hemonúcleos e Unidades de Coleta e Transfusão), além do Centro de Tecidos Biológicos (Cetebio) e dos Postos Avançados de Coleta Externa (PACE). Esta rede apresenta uma cobertura hemoterápica da ordem de 95% em todo o estado. São cerca de 600 entidades conveniadas, incluindo hospitais públicos, filantrópicos e particulares, alcançando aproximadamente 800 municípios, direta ou indiretamente. A meta é alcançar 100% dos procedimentos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Como resultado desta estrutura, em 2020 a Hemominas recebeu mais de 308 mil candidatos à doação de sangue, produzindo aproximadamente 742 mil hemocomponentes. Ainda nesse ano foram realizados mais de 92 mil procedimentos e consultas e mais de 4 milhões e 300 mil testes laboratoriais, incluindo testes sorológicos, moleculares e imuno-hematológicos realizados nas Centrais de Laboratórios da Administração Central.

Lembrando que o registro de candidatos à doação de medula óssea é outro serviço de relevância na área de atuação da Hemominas: quase 20 mil cadastrados em 2020. O laboratório de Histocompatibilidade (HLA) tem se expandido rapidamente desde sua implantação em 2012, já sendo responsável por 23% dos testes realizados pelo Redome e 100% dos exames em aparentados para transplante de medula.

Para doar sangue

Conheça as condições e restrições para doação de sangue no site do projeto.

Por ASCOM Hemominas

Enviar para impressão