O governador Romeu Zema esteve na manhã desta sexta-feira 15/10, em Pouso Alegre para anunciar novo repasse ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL).  O aumento, parte do Valora Minas, nova Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais, terá recurso anual previsto R$ 15.026.509,73, dividido em parcelas mensais. Atualmente, o valor repassado é de R$ 4,68 milhões.

Crédito: Otávio Coutinho Meyer Fernandes

Estiveram presentes, representando a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre, o superintendente Regis Kersul, a coordenadora de Atenção à Saúde (CAS), Adriana Aparecida Silva Ferreira e o coordenador de Assistência Farmacêutica (CAF), Lucas Botazini Carlos.

Lucas Botazini ressaltou a importância da visita do governador. “Hoje foi um dia muito importante para o Sul de Minas, para o município de Pouso Alegre e para o HCSL com a vinda do governador para anunciar a nova Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais, o Valora Minas. A política visa à otimização da alocação dos recursos nos territórios de saúde e organização das redes de atenção, atendendo mais às necessidades da população mineira. O HCSL receberá cerca de R$ 15 milhões para o atendimento dessa nova política.”

Lucas também destacou o importante papel da Regional no Valora Minas. “A SRS vem articulando, junto ao território com os gestores municipais, prestadores e hospitais para que essa política seja efetivada, a alocação de recursos seja feita de forma aprimorada e para que a necessidade da população seja atendida, qualificando e ampliando o acesso dos munícipes aos hospitais à assistência adequada”, concluiu.

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio está inserido na Rede de Resposta de Urgência e Emergência. Atualmente, atende a 16 microrregiões do estado, correspondendo a 191 municípios com uma população estimada em 3,5 milhões de habitantes. A unidade também possui o único pronto-socorro geral da região, integrante do sistema de referência aos atendimentos de urgência e emergência e atendimento eletivos, gestante de alto risco nível III, Alta Complexidade em Neurocirurgia nível II, Traumotologia, Ortopedia, Transplantes de Córnea, Rim, UTI Adulto Neonatal e Pediátrico tipo II.

Por Otávio Coutinho Meyer Fernandes