O Dia Mundial da Alimentação, celebrado sempre em 16 de outubro, foi criado em 1981 e tem por objetivo conscientizar a população quanto à importância de se fazer escolhas alimentares mais saudáveis.

Para este ano de 2021, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu como foco as discussões sobre os benefícios da ingestão de frutas e vegetais. Seguindo essa mesma linha, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) traz a temática A Importância do consumo de frutas, verduras e legumes, para estimular os municípios a desenvolverem ações não só no dia 16 de outubro, mas durante todo o mês.

Segundo a Coordenadora de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável e Atividade Física da SES-MG, Carolina Guimarães, este ano a SES-MG “convida gestores e profissionais de saúde a promoverem, em seus territórios, discussões sobre a importância de se consumir frutas, verduras e legumes, considerando esses itens como base de uma alimentação adequada e saudável, abordando, ainda, a relevância da produção sustentável e da redução do desperdício de alimentos”.

Carolina Guimarães explica que, ao longo dos anos, têm-se observado mudanças nos padrões de alimentação em boa parte dos países e, em particular e com grande intensidade, no Brasil. Em Minas Gerais, dados da Pesquisa Nacional de Saúde de 2019 indicam que apenas 18,3% da população têm o hábito de consumir adequadamente frutas e hortaliças (pelo menos 5 vezes na semana).

“As principais mudanças envolvem a substituição de alimentos ‘in natura’ (em estado natural) ou minimamente processados de origem vegetal (arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras, por exemplo) e preparações culinárias à base desses alimentos por produtos industrializados prontos para o consumo”, afirma a coordenadora.

Conforme o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde (MS), frutas, verduras e legumes são fontes de fibras e de vários nutrientes essenciais no enfrentamento à desnutrição, à obesidade e também na prevenção de doenças não transmissíveis. Por isso, é recomendado o seu consumo cru, em vitaminas, saladas, sopas, refogados ou cozidos; ou incluídos em preparações com arroz, carne, peixe e ovos.

Além de influenciar positivamente na saúde e no bem-estar do indivíduo, a ingestão desses produtos é também fator de promoção de um sistema alimentar social e ambientalmente sustentável. “O consumo desses alimentos tem como consequência natural o estímulo da agricultura familiar e da economia local, o que favorece formas solidárias de viver e produzir. Além disso, contribui para promover a biodiversidade e para reduzir o impacto ambiental da produção e distribuição dos alimentos”, explica a coordenadora.

“Uma dica é consumir esses alimentos com produção local e da estação (no período de safra), quando a produção é máxima, o que possibilita adquirir com menor preço, além de maior qualidade e mais sabor”, completa Carolina Guimarães.

Saiba mais sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira em: blog.saude.mg.gov.br

Por Jornalismo SES-MG

Enviar para impressão