Contabilizando até a manhã desta quinta-feira (14), 662.597 pessoas que já tomaram as duas doses de vacinas contra a covid-19 (AstraZeneca, Pfizer, CoronaVac) ou a dose única da Janssen, nos últimos seis meses a macrorregião de saúde Norte apresenta queda acentuada dos óbitos causados pela pandemia do novo coronavírus.

De 640 óbitos registrados, 65,6% tiveram como vítimas pessoas que não tomaram nenhuma dose das vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Outros 24% dos óbitos envolveram pessoas que tomaram apenas uma dose de um dos imunizantes. Já 10,3% das mortes vitimaram quem já havia completado o esquema vacinal.

Crédito: Prefeitura de São João da Lagoa

“Esses dados reforçam que o avanço da vacinação contra a covid-19 tem alcançado resultados positivos, com a redução dos óbitos. É importante que toda a população tome as duas doses da vacina contra a covid-19, a fim de aumentar a imunidade contra a doença”, alerta a coordenadora de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes.

Por outro lado, mesmo com 45,86% da população já tendo tomado duas doses de imunizantes e 11.194 pessoas já tendo sido contempladas com a aplicação da dose de reforço (terceira dose), a coordenadora reforça que “é importante que a população mantenha os cuidados com a higiene e o distanciamento social, pois nenhuma vacina é 100% eficiente”.

Nesta quinta-feira, dados do vacinômetro divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apontaram que 1 milhão 120 mil 550 pessoas residentes no Norte de Minas já tomaram a primeira dose de vacina contra a covid-19. Isso representa 77,55% da população que já iniciou o esquema vacinal contra o vírus e aguarda o término do prazo para a conclusão do esquema vacinal.

Mais Vacinas

Nesta quinta-feira, a SES-MG disponibilizou para os 86 municípios que integram a macro Norte duas novas remessas de vacinas contra a covid-19. Ao todo são 42.420 doses de imunizantes da Pfizer. A entrega para os municípios será efetuada nesta sexta-feira, 15.

Para 54 municípios que compõem a área de atuação da SRS de Montes Claros estão sendo disponibilizadas na 57ª e 58ª remessas um total de 29.520 doses de vacinas. Para Montes Claros serão repassadas 11.064 doses de imunizantes.

Para a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, que tem 25 municípios na sua área de jurisdição, a SES-MG disponibiliza 8.880 doses de vacinas. Já a GRS de Pirapora, que atua em sete municípios, tem a disposição 4.020 doses de imunizantes.

As duas novas remessas de vacinas da Pfizer são destinadas à aplicação da segunda dose em mais 34% da população na faixa etária de 45 a 49 anos; complemento do esquema vacinal de caminhoneiros e de trabalhadores da saúde e em 15,3% das pessoas de 40 a 44 anos.

Multivacinação

Nesta quinta e sexta-feira a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros também está repassando aos 54 municípios da sua área de atuação novas remessas de vacinas para a realização da Campanha Nacional de Multivacinação. Os trabalhos foram iniciados dia 1º, com previsão de término dia 29 de outubro. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Para implementação da campanha, em todos os municípios estão disponíveis as seguintes vacinas: BCG; Hepatite B; Penta; Poliomielite inativada e Poliomielite oral; Rotavírus; Pneumocócica 10; Meningocócica C; Febre Amarela; Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola); Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela); DTP (difteria, tétano e coqueluche); Hepatite A; Varicela; Meningocócica ACWY; Papilomavírus Humano – (HPV quadrivalente, contra câncer de colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus, pênis, orofaringe e das verrugas genitais).

Por Pedro Ricardo