Divulgação

Considerando o cenário de pandemia da covid-19 e o retorno das atividades presenciais na rede de ensino municipal, no dia 4 de outubro, em Manhumirim, a equipe da Rede de saúde Mental da superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu foi convidada para ministrar um ciclo de palestras aos professores e colaboradores da rede municipal de ensino com a temática: “Saúde Mental no Cenário de Retorno às Atividades Presenciais nas Escolas”.

O objetivo foi transmitir segurança e confiança necessárias aos colaboradores nesse momento de  retorno. Segundo Marcos Alexandre de Faria Moreira, referência técnica em Saúde Mental da SRS Manhuaçu, a atuação dos profissionais da Educação devem estar alinhadas às estratégias definidas pelos protocolos específicos, que objetivam reduzir os riscos dos alunos, pais e dos profissionais da educação.

“A atual pandemia causada pelo novo coronavírus colocou-nos diante de um cenário totalmente novo e desconhecido, acompanhado de uma série de novos hábitos e comportamentos, além de preocupações e sentimentos de impotência, angústia, medo, ansiedade, estresse, incertezas e inseguranças diversas que podem acarretar problemas de
saúde mental individual e coletiva”, detalhou.

Divulgação

Na oportunidade, Marcos contextualizou o SUS, a Saúde Mental e o plano Minas Consciente, que visa a retomada das atividades presenciais do jeito certo. O ciclo de palestras foi realizado nos dias 23, 27, 28 e 30 de setembro na Escola Municipal Pe. Geraldo Silva Araújo. A secretária municipal de Educação, Kelly Genelhu Braga, fez questão de encerrar as atividades ressaltando a importância da parceria entre a SRS e município. “Deixo meu agradecimento ao Marcos Alexandre e reforço que foi muito produtivo esse ciclo de palestras. Tivemos um alento para os profissionais da Educação de Manhumirim”, destacou.

O superintende regional de saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau, destacou que estamos retomando as atividades de forma consciente e gradativa, seguindo todos os protocolos e orientações das autoridades sanitárias. “Estamos monitorado constantemente os cenários epidemiológicos e assistenciais por meio da sala de situação regional e seguindo todas as determinações do comitê Extraordinário Covid-19”, finalizou.

Por Antonio Rodrigues

Enviar para impressão