Reunião on-line, realizada na última quinta-feira (23/9), conduzida por técnicos do Núcleo de Vigilância Sanitária (Nuvisa) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, mobilizou mais de 80 pessoas envolvidas no controle da covid-19 em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI's). Integraram a sala de reunião representantes das ILPI's, das Vigilâncias em Saúde dos municípios da macrorregião Triângulo do Sul, entre outros, para discutir e relembrar sobre a prevenção e controle de infecções pelo SARS-CoV-2.

Durante o encontro, foram tratados fatores de risco e variante Delta, normas técnicas sanitárias, fragilidades do idoso frente à doença, panorama de surtos na macrorregião e demais medidas a serem aplicadas no contexto da covid-19, com a contribuição de relato de experiência da Vigilância Sanitária (VISA) municipal de Uberaba, frente os estabelecimentos. Na região da SRS Uberaba, ocorreram 9 surtos por covid-19 em ILPI's em 2020 e 16 em 2021, até o momento.

Divulgação

Ivone Carneiro, autoridade sanitária do Nuvisa e responsável pela capacitação, afirma que  as ILPI’s são estabelecimentos que requerem grande dimensão de cuidados, considerando riscos coletivos e individuais, pois há residentes com comorbidades e graus de dependências variados residindo no mesmo ambiente, com aspectos cognitivos muitas vezes comprometidos, que demandam contato próximo com certa frequência, e isso pode contribuir para a disseminação mais facilitada de doenças infectocontagiosas. Segundo ela, "esse momento de discussões e escuta oportunizou, tanto a descentralização de conhecimentos, quanto trocas de experiência que favorecerão a saúde da população idosa institucionalizada e dos trabalhadores, no contexto da covid-19".

Getúlio Freitas, analista em auditoria, regulação e fiscalização de saúde da Visa de Uberaba, fez um relato de experiência do município e, segundo ele, foi muito produtivo esclarecer dúvidas de prestadores de serviços e profissionais, já que existe uma carência grande deste segmento em relação ao controle da covid-19. "Apresentamos nossa rotina de trabalho e como procedemos com investigações de surtos em Uberaba, pautando um paralelo entre o ano passado e este ano, período em que houve um grande aumento. É importante salientar que, apesar do processo de imunização por meio das vacinas, precisamos continuar atentos e não afrouxar cuidados, já que estes idosos são bastante vulneráveis, " conclui.

Por Sara Braga

Enviar para impressão