Na quarta-feira (22/9), o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, esteve em Conselheiro Lafaiete, juntamente com equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e servidores da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena para tratar da retomada das obras do Hospital Regional da cidade.
O grupo se reuniu com prefeitos e gestores de saúde dos municípios das microrregiões de Congonhas e Conselheiro Lafaiete e o secretário também visitou as obras do hospital, paradas desde 2012. A construção terá continuidade de acordo com o projeto do Governo de Minas de retomada das obras dos hospitais regionais do estado.

Divulgação
Durante a reunião, o secretário explicou: “Hoje teremos esse momento inicial, uma vez que o acordo com a Vale foi aprovado pela Assembleia, e o recurso está garantido para o Hospital Regional. Vamos falar sobre  a expectativa do cronograma, esclarecer dúvidas e informar o passo a passo das obras. Será um hospital robusto que virá para ajudar a resolver os problemas assistenciais e contribuir para a rede”, afirmou.
O secretário adjunto de Saúde, André dos Anjos, apresentou aos municípios os aspectos técnicos e as políticas que embasam a retomada dessas obras, cujos hospitais buscam distribuição mais ampla e abrangente de serviços de alta complexidade. Em Conselheiro Lafaiete, as obras foram iniciadas em 2010 e paralisadas em dezembro de 2012, com percentual de execução física de aproximadamente 44%, e um projeto que contempla 97 leitos para internação e Unidades de Terapias Intensivas (UTIs).
A fonte de recursos vem do acordo judicial, realizado pelo Estado com a Vale e será destinada à retomada das obras de 5 hospitais regionais em Minas Gerais. Ao todo, o processo engloba sete fases: definição de fonte de recursos, estadualização do terreno, operacionalização, contratualização de perfil assistencial, diagnóstico para conclusão, execução das obras, e aquisição de equipamentos.
Ao final da reunião, a superintendente regional de Saúde de Barbacena, Hérica Vieira, destacou a importância do evento e das próximas etapas com a participação dos gestores municipais para definições futuras, “é muito importante a SES informar aos secretários e prefeitos para que se tenha dimensão da seriedade que é o projeto. E nós já começamos a discutir com o território e iremos fazer mais reuniões com os gestores para o andamento dos trabalhos”, finalizou.

Por Priscila Rezende

Enviar para impressão