Em agosto, o Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Ubá passou a fornecer os medicamentos da profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP) para toda microrregião, que abrange 20 municípios. Anteriormente, somente em Juiz de Fora era possível ter acesso a essa medida de prevenção de urgência, utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV.  Tais insumos são indicados para casos de relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com seu rompimento); e acidente ocupacional com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico. Em casos de violência sexual, a PEP também está indicada, porém, essas vítimas são atendidos no Hospital Santa Isabel, em Ubá.

Acesso

Segundo a enfermeira responsável pelo SAE, Aline Matos Agostini Silva, 28 pessoas recorreram à profilaxia nos dois primeiros meses de fornecimento da unidade. “Essa procura tende a crescer, pois quando alguém se acidentava, um comentava com o outro que tinha que viajar para Juiz de Fora, o que gerava desconforto, visto que podem estar apavorados com a situação. Então, quando o Governo do Estado trouxe esse acolhimento para o município foi muito bom. Até o momento, tivemos 22 atendimentos de vítimas de perfurocortantes, seja em locais de saúde como hospitais e laboratórios, sendo das cidades de Ubá, Tabuleiro, e Visconde do Rio Branco”, informou Aline.

Dentro destes atendimentos, três foram de pessoas que se acidentaram na rua. “O *descarte incorreto de seringas e agulhas pela população que faz uso de medicamento injetável domiciliar ocasiona situações de contaminação. Então, quem tiver se acidentado assim, deve procurar nosso serviço para ter acesso a toda profilaxia necessária. Inclusive, é preciso ressaltar que não precisa de encaminhamento nenhum tipo. Qualquer pessoa que queira verificar seu estado sorológico, seja porque teve uma relação sexual consentida sem proteção ou acidente com perfurocortante, deve chegar na portaria da Policlínica e solicitar o atendimento do SAE. É importante que procurem o serviço em até 72 horas após ocorrido, pois este é o prazo máximo para profilaxia. Após esse prazo a pessoa pode procurar o SAE para orientação e testagem, mas não será possível iniciar o uso da prevenção medicamentosa”, enfatizou Aline.

O objetivo desses serviços é prestar atendimento integral e de qualidade aos pacientes, por meio de equipe multidisciplinar composta por médico infectologista, enfermeiro, técnico de enfermagem e farmacêutico. O SAE também conta com suporte de assistente social, psicólogo e nutricionista, e quando há necessidade esses profissionais são acionados. “O fornecimento da PEP no SAE Ubá foi um avanço muito grande para o acesso à prevenção e tratamento de IST, pois encurtou a distância entre o usuário e o serviço, proporcionando que sejam medicados, caso necessário, no chamado tempo ouro de duas horas após a ocorrência”, relatou Priscila Teixeira, referência técnica em IST da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá.

Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Ubá

Dia: de segunda a sexta-feira

Horário: 7 às 16h

Local: Policlínica Regional, Av. Beira Rio, 530 – Ubá

Telefone: 3301-6607

Obs.: Caso o acidente ou exposição aconteça aos finais de semana ou após período de funcionamento do SAE, a pessoa deve se encaminhar iniciar a PEP no Hospital Santa Isabel. É extremamente importante que o usuário se atente ao prazo de até 72 horas após o ocorrido para iniciar a profilaxia.

Por Keila Siqueira de Lima