A Coordenação do Núcleo de Regulação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu promoveu uma capacitação nos dias 21, 22 e 23/9 aos coordenadores municipais e técnicos de regulação dos 34 municípios pertencentes à área de abrangência da SRS.

O objetivo do treinamento foi atualizar os trabalhadores da saúde e também tirar dúvidas sobre os principais programas utilizados pela regulação, como o SIA (Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS); FPO (Ficha de Programação Orçamentária); BPA (Boletim de Produção Ambulatorial); SIHD - Sistema de Informações Hospitalares Descentralizado); CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde); PPI (Programação Pactuada e Integrada) e SUSFÁCIL. Na oportunidade, foram apresentadas questões relacionadas aos contratos com prestadores e procedimentos de regulação.

Divulgação

De acordo com o coordenador no Núcleo de Regulação da SRS Manhuaçu, Eduardo Alves de Souza, esse encontro foi importante para que os trabalhadores da saúde dos municípios acompanhem as atualizações dos sistemas e estejam familiarizados com os processos de regulação. “É um setor dinâmico, que está em constante aperfeiçoamento. As ações de regulação refletem diretamente na assistência e nossa maior preocupação é garantir que os municípios ofereçam um bom atendimento aos usuários do SUS e principalmente que os procedimentos solicitados sejam realizados com eficácia e dentro dos prazos previstos”, justificou.

O coordenador agradeceu o empenho da equipe do Núcleo de Regulação da SRS, que não mediu esforços para a realização da capacitação. “Essa capacitação foi resultado do esforço das referências técnicas Maria das Graças, Arlete Faustino , Fernando Oliveira, Sidney Silveira, Willer Rodrigues e Luciano Silva”, destacou.

O superintendente regional de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda reforçou que  as capacitações e a atualização da gestão municipal é uma missão importante da Regional de Saúde. “Nossa equipe tem realizado constantemente reuniões virtuais e presenciais com as áreas técnicas das secretarias municipais de saúde e dos prestadores hospitalares com o objetivo que atualizar normas, procedimentos e orientar sobre a utilização de sistemas informatizados”, concluiu.

Por Antonio Rodrigues Nogueira