O Comitê de Urgência e Emergência em Saúde da macrorregião Norte, composta por 86 municípios, aprovou na quarta-feira, 22, a inserção do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar na rede de obtenção de informações da Central de Regulação de Leitos para encaminhamento de pacientes na rede hospitalar. Também foi aprovada a inserção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Chiquinho Guimarães, sediada em Montes Claros, na grade de referência da rede de urgência e emergência da macrorregião de Saúde.

Crédito: Pedro Ricardo

As decisões foram tomadas durante reunião, realizada por meio de videoconferência, envolvendo a participação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros; as Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora; gestores municipais de saúde; dirigentes do Conselho de Secretarias de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG) e representantes de hospitais.

A superintendente regional de saúde, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, avalia que as decisões tomadas pelo Comitê de Urgência e Emergência possibilitam aprimorar e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, além de melhorar e agilizar os trabalhos executados pelas instituições prestadoras de serviços hospitalares na macrorregião Norte.

Em reunião realizada na terça-feira, 21, na SRS Montes Claros, o capitão Ari Fabiano Queiroga e o tenente, Franklin Soares Xavier ressaltaram a importância da agilização dos atendimentos de pacientes nos hospitais que compõem a rede de urgência e emergência do Norte de Minas evitando, com isso, que as ambulâncias do Corpo de Bombeiros permaneçam muitas horas empenhadas nos atendimentos de demandas da população. Na oportunidade, os militares explicaram que na maioria das vezes o problema decorre da falta de informações mais precisas fornecidas pelos hospitais tanto quanto à disponibilidade de leitos como de médicos especialistas para atendimento de pessoas que necessitam de atendimentos de urgência e emergência.

Para agilizar o trabalho do Corpo de Bombeiros, as Coordenadorias de Regulação e de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros propuseram que a corporação passe a obter informações diretamente na Central de Regulação de Leitos do Norte de Minas que, diariamente, recebe dos hospitais a grade de leitos e de médicos especialistas disponíveis na rede de urgência e emergência.

“Além do trabalho executado juntamente com o Serviço Móvel de Urgência (Samu), o Corpo de Bombeiros terá como aliada a Central de Regulação de Leitos, que atua 24 horas por dia em toda a macrorregião de saúde do Norte de Minas. Com isso, o encaminhamento de pacientes para atendimento na rede de urgência e emergência poderá ser agilizado, proporcionando ganhos tanto para a população como para o Corpo de Bombeiros e o Samu”, frisaram as referências técnicas da Coordenadoria de Atenção à Saúde da SRS, Ludmila Barbosa e Denilson Paranhos.

Chiquinho Guimarães

A inserção da UPA Chiquinho Guimarães na grade de urgência e emergência do Norte de Minas foi solicitada à SRS Montes Claros pela Secretaria Municipal de Saúde. Tem como objetivo o atendimento de demandas de pacientes residentes nos municípios que compõem a microrregião de Montes Claros nas seguintes especialidades: queimaduras até segundo grau; neurologia (convulsões e cefaleia); e na área clínica (tratamento de doenças endócrinas, metabólicas e nutricionais); intoxicações e envenenamentos; doenças do aparelho geniturinário; doenças infecciosas e parasitárias; doenças da pele e do tecido subcutâneo.

O diretor de regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, Enius Freire Versiani, explicou que a inserção da UPA Chiquinho Guimarães na rede de urgência e emergência possibilita reduzir as demandas de atendimento nos hospitais de Montes Claros.

“A UPA atuará na estabilização dos pacientes até o encaminhamento para internação nos hospitais, de acordo com a especialidade demandada, possibilitando com isso a melhoria do fluxo de entrada de pacientes na rede hospitalar”, explicou o diretor.

 

Por Pedro Ricardo