Crédito: Kátia Francisca Oliveira / Receita Federal Alfenas

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas recebeu nesta terça-feira (21), doação, feita pela Receita Federal de 11 mil unidades de testes rápidos para covid-19.

A retirada das 550 caixas de testes, contendo 20 unidades em cada, foi feita pela superintendente da SRS Alfenas, Thaís Helena Prado Araújo, na sede da Agência da Receita Federal, em Alfenas. “Fiquei muito feliz quando recebemos o contato falando desta doação e prontamente providenciamos a documentação necessária para a retirada. É uma iniciativa louvável e que vai ajudar muito aos municípios na testagem de suspeitos e, consequentemente, no controle da disseminação do vírus. Esse é um dos exemplos de que com união, solidariedade e consciência coletiva vamos vencer esta pandemia”, declarou Thaís.

Segundo a Receita Federal, estes testes foram apreendidos em operações de fiscalização, por se tratarem de importação irregular. “Eles foram apreendidos pela aduana da Receita Federal em Varginha. As doações foram feitas para as prefeituras de Varginha, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e para a Unidade Regional de Saúde de Alfenas. Houve um processo de autorização de doação, que muita gente se empenhou pela celeridade. Nosso objetivo com essas doações é evitar a destruição de mercadorias apreendidas e auxiliar à comunidade. Isso é importante porque economiza o custo de destruição, reduz danos ambientais e principalmente beneficia a população. Neste caso é relevante primeiramente porque estamos ainda em plena pandemia, não vencemos totalmente a covid-19 e a doação permitirá que mais pessoas tenham acesso ao teste gratuitamente”, explicou Evaldo Macedo, analista tributário e chefe da Agência da Receita Federal em Alfenas.

A definição de municípios que receberão os testes e o quantitativo destinado a cada um será feita após análises da área técnica da Regional, de acordo com a necessidade de demandas apresentadas. Ao todo a SRS tem 24 municípios em sua área de jurisdição.

Crédito: Kátia Francisca Oliveira / Receita Federal Alfenas

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi