Com objetivo de comemorar e agradecer a grande parceria dos municípios na vacinação contra covid-19, contribuindo na mudança do cenário epidemiológico e assistencial na região e o início de nova etapa, a Superintendência Regional (SRS) de Pouso Alegre, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde, promoveu nesta terça, 22/9, reunião do Grupo de Avaliação e Monitoramento de Vacinas Regional (GAMOV-R). Foram convidados todos os gestores e técnicos municipais da área de abrangência da SRS.

Entre os temas que foram objetos de discussão, estão a apresentação do cenário de conclusão da vacinação contra covid-19 da população acima de 18 anos, repasse de Notas Técnicas e Deliberação atualizadas, orientações sobre início da segunda etapa da campanha contra covid-19; demonstração do cenário epidemiológico e assistencial, apresentação de estratégias para atingir público-alvo e segunda dose, bem como esclarecimentos de dúvidas em geral.

Divulgação

A coordenadora da Vigilância em Saúde e do GAMOV-R, Izaura Mariana Sobreiro, ressaltou a importância do encontro. “É um momento histórico para a região, com o avanço da cobertura vacinal covid-19, o cenário epidemiológico e assistencial foi totalmente modificado. Aproveitamos este momento para o fortalecimento de vínculo e parceria com os municípios e principalmente para valorizar o árduo trabalho de todos, nesta grande campanha para controle da pandemia na nossa Regional”, disse.

“A reunião é importante, pois permite o alinhamento das ações de vacinação com foco na prioridade epidemiológica para o grupo de idosos que possui maior risco para agravamento e óbito pela covid-19, dadas orientações quanto ao planejamento para o êxito da campanha de vacinação, conforme a disponibilidade da vacina, assegurando a qualidade e evitando erros de imunização”, concluiu a referência técnica em Imunização da SRS, Irene Podversek dos Reis.

Foram distribuídas, até o dia 21/9, 1.131.834 doses, com cobertura de 93,41% de dose 1 e 47,70% de dose 2 e dose única. 41 municípios (77,36%) já concluíram a vacinação da população acima de 18 anos. O pico de casos do novo coronavírus da SRS ocorreu entre 28 de março a 3 de abril de 2021, com 4.478 casos; já na última semana foram 400 casos. Em relação ao número de óbitos, o pico ocorreu entre 4 a 10 de abril do corrente ano, com 154 óbitos. Na última semana, foram 12.

Por Otávio Coutinho Meyer Fernandes